Joselu resolve no fim e Espanha despacha Noruega pelas Eliminatórias da Euro
A partida aconteceu no estádio La Rosaleda, em Málaga e foi válida pelo Grupo A, que ainda conta com Escócia, Chipre e Geórgia. Os dois melhores times do grupo se classificam para a Euro 2024, na Alemanha.
O começo de jogo foi todo da Espanha, que conseguia ter mais posse de bola e ficar mais tempo no seu campo de ataque. Com 10 minutos de jogo, a Espanha tinha 85% de posse, com este número caindo para 80% com apenas 22 minutos. Foi neste momento de superioridade que a Espanha achou seu gol.
A jogada começou com Mikel Merino evitando saída da bola e ganhando do defensor que fez uma má proteção. Balde recebeu na esquerda e chutou rasteiro e cruzado, com Olmo apenas dando um leve toque para desviar e abrir o placar, aos 12.
A melhora da Noruega veio na sequência, contando com falhas da Espanha na marcação e também em suas saídas de bola. Após uma roubada de bola no ataque, Odegaard viu Nacho tirar seu chute quase em cima da linha, aos 14 minutos.
Kepa fez grande defesa em finalização de primeira de Aursnes, aos 28 minutos. A Espanha também teve sua chance, aos 30 minutos, Merino exigindo intervenção do goleiro Nyland após inversão de bola.
Veja como foi Espanha x Noruega
Desce e sobe
A Espanha pareceu acomodada no segundo tempo, com a Noruega aproveitando para ganhar terreno e confiança. Kepa evitou bola em cima da linha na melhor jogada dos visitantes na etapa final, com a vantagem mínima mostrando-se perigosa.
A evolução espanhola foi tímida, com a Noruega conseguindo trocar bons passes e levar perigo. Haaland fez muita falta aos 34 minutos, quando Sorloth perdeu chance clara, sozinho. A falta de eficiência norueguesa custou caro mesmo com uma boa atuação contra uma potência mundial.
Quando acelerou as suas ações, a Espanha "matou" o jogo. O castigo veio aos 38 minutos com Joselu. Ele foi preciso em cabeçada que pegou o goleiro no contrapé. O cruzamento de Ruiz da esquerda parece ter sido feito com a mão.
Parecia ser o ato final para sacramentar a vitória espanhola e confirmar o favoritismo. Mas Joselu estava em noite inspirada e voltou a marcar para ser o heroi da partida. Na terça-feira, a Espanha visita a Escócia pela 2ª rodada das Eliminatórias, enquanto a Noruega joga fora de casa contra a Geórgia.