Kosovo apresenta queixas à UEFA após polêmico jogo contra Romênia
As manifestações da torcida romena começaram no 18º minuto da partida, depois que o árbitro francês Willy Delajod interrompeu o jogo e mandou as duas equipes para os vestiários depois que uma faixa com a mensagem "Kosovo é Sérvia" foi exibida no setor da torcida romena.
Sinalizadores também foram acesos no setor onde estavam presentes os membros da torcida "Unidos sob o Tricolor", enquanto alguns fogos de artifício foram atirados no gramado. A partida foi suspensa por 50 minutos e acabou terminando em 2 a 0 a favor da Romênia.
Kosovo apresentou queixas à UEFA e ao CAS
A federação do Kosovo apresentou uma queixa à UEFA e ao CAS sobre os incidentes na Romênia. Nesse sentido, o Comitê Disciplinar do fórum de Nyon está investigando seis acusações contra a Romênia:
* Mensagens provocativas de natureza ofensiva (faixas ilícitas);
* Mensagens provocativas de natureza ofensiva (cantos ilegais);
* Comportamento racista;
* Acendimento de sinalizadores;
* Atirar objetos no gramado;
* Bloqueio de áreas de acesso público.
Quais são os riscos para a Romênia
Se for considerada culpada, a Romênia poderá jogar sem torcida nos dois próximos jogos em casa contra Andorra e Suíça, sendo que o último tem potencial para ser decisivo em termos de chances de classificação para a Euro.
Ao mesmo tempo, é provável que a Federação Romena de Futebol receba uma multa pesada, já que incidentes foram causados por torcedores romenos em jogos anteriores.
A possibilidade de a Romênia perder a partida contra Kosovo em uma virada de mesa está descartada, embora os adversários tenham pedido às autoridades para que isso aconteça. O placar de 3 a 0 a favor dos visitantes só teria sido aplicado se a partida não tivesse sido reiniciada.