Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marrocos não desistirá de Lamine Yamal e continuará tentando convencê-lo

Josias Pereira e César Suárez
Yamal fez sua estreia pela seleção principal da Espanha e entrou para a história
Yamal fez sua estreia pela seleção principal da Espanha e entrou para a históriaRFEF
A estreia dos sonhos do jovem Lamine Yamal, de 16 anos e 57 dias, com a seleção espanhola principal em uma partida oficial, não abalou a confiança da Federação Marroquina, que continuará tentando convencer o jogador do Barça a escolher defender a seleção do país natal de seu pai.

Nascido em Esplugues de Llobregat (Barcelona), mas criado em Mataró (também em Barcelona), com pai marroquino e mãe equatoguineense, Lamine Yamal não poderia ter tido uma estreia melhor com a Roja, a equipe nacional que, como ele mesmo declarou assim que chegou, é a que escolheu defender: "Sempre foi claro para mim que queria jogar pela Espanha". 

Por enquanto, ele já entrou para a história por ser o mais jovem jogador a estrear e marcar um gol pela seleção principal da Espanha. E não foi um jogo de exibição, como aconteceu com Munir El-Haddadi em sua época.

Lamine Yamal em ação pela seleção da Espanha contra a Geórgia
Lamine Yamal em ação pela seleção da Espanha contra a GeórgiaAFP

Lamine jogou uma partida oficial e tudo parece indicar, com as lesões de Asensio e Olmo, e apesar da convocação de Ferrán e Pino, que ele jogará novamente contra o Chipre.

Mas, mesmo que jogue em Granada, Lamine Yamal ainda poderá ser convocado por Marrocos, país natal de seu pai, que ainda está lutando muito para fazê-lo mudar de ideia.

O técnico Regragui é conhecido por persuadir outros atletas a defender o país do norte da África. Ele ainda está tentando, até agora sem sucesso, Brahim Abdelkader Diaz, do Real Madrid. E ele tentará novamente a revelação do Barça.

Quantos jogos ele terá de disputar pela Espanha para evitar a ameaça marroquina?

Essa é a grande questão na mente de muitas pessoas. A FIFA deixou isso claro em sua última mudança de regra sobre o assunto, em setembro de 2020.

Para que um jogador mude de seleção nacional, ele não pode ter jogado mais de três partidas pela equipe principal do respectivo país antes de completar 21 anos, e três anos devem se passar entre o último jogo com um país e o primeiro com o novo.

Em outras palavras, no caso de Yamal, para garantir sua permanência definitiva na lista da Espanha, ele teria de ser escalado contra o Chipre, mas também na próxima data FIFA, em novembro, nos jogos contra a Escócia e a Noruega. Uma vez que ele tenha jogado quatro partidas, não haverá mais volta.