País de Gales sofre golpe em sonho de chegar à Euro com empate na Armênia
O resultado coloca em dúvida as esperanças galesas de uma terceira participação consecutiva na Eurocopa, que vai acontecer no ano que vem, na Alemanha.
O surpreendente triunfo do País de Gales sobre a Croácia, no mês passado, colocou os galeses com esperanças de classificação antes deste penúltimo jogo contra a Armênia.
Os anfitriões, que precisavam de uma vitória para manter vivas suas esperanças de classificação, saíram na frente. Lucas Zelarayán, que marcou dois gols no confronto em Cardiff, em junho passado, colocou a Armênia em vantagem no primeiro ataque do jogo, chutando da entrada da área para o fundo do gol.
O País de Gales quase respondeu imediatamente com um chute de David Brooks, que passou por cima do travessão, enquanto o chute de Harry Wilson parecia destinado à rede, mas foi defendido com uma mão por Ognjen Čančarević.
Os galeses foram recompensados por sua perseverança no final do primeiro tempo, quando, sob pressão, o zagueiro Nair Tiknizyan cabeceou para o seu próprio gol após cobrança de lateral, que mais pareceu um escanteio.
No segundo tempo, a Armênia atacou com mais intensidade e quase recuperou a liderança aos quatro minutos, quando Vahan Bichakhchyan acertou um chute no travessão, antes de Zelarayán desperdiçar uma oportunidade no rebote.
Um final tenso se seguiu, com as duas equipes adotando um senso crescente de urgência para conquistar a vitória e o País de Gales recorrendo ao seu banco de reservas para fazer mudanças no ataque.
No entanto, isso só pareceu encorajar a Armênia a pressionar mais, enquanto o País de Gales lutava para criar oportunidades.
Os Dragões sofreram pressão no final do jogo, quando a tentativa de Edgar Sevikyan foi afastada por Danny Ward nos acréscimos.
Um ponto para cada país coloca em dúvida as esperanças de classificação de ambas as nações no Grupo D. A Croácia assumiu a vice-liderança após vencer a Letônia neste sábado.
Na próxima rodada, o País de Gales recebe a líder e já classificada Turquia, na terça-feira (21), torcendo por um tropeço da Croácia, que joga em casa, diante da Armênia, no mesmo dia. Gales, para se classificar, precisa vencer e contar com derrota croata.