Pesquisa: 27% dos alemães não estão interessados na Euro 2024
Os organizadores e a seleção alemã esperavam desencadear uma onda de entusiasmo com o maior evento esportivo na Alemanha desde o "conto de fadas de verão" causado pela Copa do Mundo de 2006.
Mas, até agora, muitos locais parecem não estar convencidos. Segundo a pesquisa, 27% da população não tem interesse no torneio que começa em 14 de junho em 10 cidades do país.
Menos da metade dos entrevistados (43%) disse que está muito interessada no evento, enquanto 28% estão pouco interessados, informou a ARD.
Na semana passada, a ARD causou polêmica ao perguntar a torcedores se eles achavam que a seleção deveria ter mais jogadores brancos (21% dos alemães responderam que sim).
Medo de ameaça terrorista
Os alemães também expressaram preocupação com a segurança durante o torneio. A pesquisa diz que 42% estão preocupados ou muito preocupados com a segurança e apenas 14% têm pouca ou nenhuma preocupação.
A Ministra do Interior, Nancy Faeser, disse na terça-feira que a Alemanha estava aumentando a segurança antes do início do evento para evitar possíveis ameaças de islamistas, hooligans, indivíduos violentos e ataques cibernéticos.
A Alemanha espera que 2,7 milhões de pessoas assistam aos jogos nos estádios em todo o país e cerca de 12 milhões nas fanzones ao ar livre, disse ela.
Faeser disse que não havia indicações concretas de uma ameaça, mas que a Alemanha estava fazendo todo o possível para tornar o evento seguro.
A seleção não ajuda
A falta de empolgação com a Mannschaft também ajuda a explicar o desinteresse no evento. Tricampeã europeia e tetra mundial, a Alemanha não conseguiu causar nenhum impacto internacional nos últimos 10 anos, tendo também caído na fase de grupos em Copas do Mundo consecutivas em 2018 e 2022.
Cerca de um quarto dos entrevistados acha que a Alemanha chegará nas quartas de final, 13% vê a equipe nas semifinais e pouco menos de um terço acredita que avançará à final.
No entanto, houve sinais de melhora sob o comando do novo técnico Julian Nagelsmann, que assumiu o cargo em outubro, com a equipe conseguindo duas vitórias e um empate nos últimos três amistosos internacionais deste ano.
Os alemães jogam contra a Grécia na sexta-feira (7) em seu último jogo de preparação para a Euro.
A estreia será contra a Escócia, no dia 14.