Quais jogadores e seleções mais ganharam seguidores na Euro 2024? Veja ranking
O Flashscore fez este levantamento baseado nos dados da Result Sports, empresa alemã de análise de dados online.
Veja abaixo os ganhadores da Euro 2024 nas redes sociais.
Yamal é quem mais ganhou seguidores
Campeão europeu com a Espanha, Lamine Yamal não foi apenas eleito o melhor jogador do torneio, mas também disparou sua presença online.
Em quatro semanas, o atacante de 17 anos acumulou incríveis 13 milhões de seguidores - um aumento de cerca de 52%.
Com 15 milhões de fãs, seu perfil no Instagram é o canal mais forte de Yamal, seguido pelo TikTok, com 9 milhões.
"Se tudo continuar a correr bem, Yamal poderá atingir o nível de Cristiano Ronaldo e Messi em termos de esporte, mídia e marketing. Ainda há um longo caminho a percorrer. Mas o potencial, sem dúvida, existe", analisou Mario Leo, CEO da Result Sports.
Mbappé e CR7 também crescem
Em termos de aumento de alcance durante a Euro, dois jogadores consagrados estiveram no pódio junto com Yamal.
O francês Kylian Mbappé subiu 6,2 milhões de seguidores, enquanto Cristiano Ronaldo cresceu 5,4 milhões.
O português continua no topo da lista em termos do número total de seguidores. Em todos os perfis, CR7 tem mais de 917 milhões de fãs.
O atacante alemão Joshua Kimmich também registrou um grande aumento de seguidores. Ele foi o quarto do ranking, com aumento de 3,4 milhões de pessoas. Ao contrário dos demais nomes da lista, o aumento do alcance de Kimmich se deu principalmente no Facebook, onde ele ganhou 3,3 milhões de novos fãs.
Jude Bellingham, meia da Inglaterra, amealhou 3,3 milhões de novos seguidores (quase a totalidade deles no Instagram).
Inglaterra supera Espanha nas redes
Entre as seleções, a Inglaterra foi a vencedora da disputa das mídias sociais da Euro. Os Três Leões registraram um aumento de 4,8 milhões de seguidores, chegando a 43,4 milhões no total.
Somente a França – que registrou um aumento de 1,9 milhão durante a Eurocopa e tem 51,8 no total – é maior que os ingleses no continente.
"As seleções que jogaram um bom torneio ou surpreenderam também se beneficiaram nas mídias sociais durante a Eurocopa. Entre elas estão a Suíça, a Espanha e a Holanda, bem como a Geórgia, a República Tcheca, a Áustria e a Eslováquia. Todas elas aumentaram seu número de seguidores em porcentagens de dois dígitos", acrescentou Mario Leo.
A Geórgia poderia ter ganhado mais adeptos, mas seus perfis continuam a postar apenas no idioma local. "Estrategicamente, teria sido melhor postar em inglês para alcançar ainda mais pessoas internacionalmente", disse o CEO.
Portugal, por exemplo, conseguiu ganhar cerca de 2 milhões de seguidores durante a Eurocopa, dos quais cerca de 70% são torcedores internacionais.
UEFA tem crescimento recorde
No entanto, Mario Leo apontou que o maior vencedor da Euro foi a própria UEFA, que conseguiu atrair incríveis 22 milhões de novos seguidores para seus perfis - um aumento de 26% em quatro semanas.
A Result Sports analisou dados de mídia social da UEFA, das seleções e jogadores participantes da Eurocopa 2024 de 12 de junho de 2024 a 16 de julho de 2024.