Quais seleções estão garantidas na Euro, quem ainda briga e quem vai pra repescagem?
A Euro 2024 será disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho do próximo ano. No total, 24 seleções participarão do torneio.
Três serão definidas em uma repescagem com as seleções melhor posicionadas em suas divisões na Liga das Nações da UEFA. O Flashscore traz o panorama das vagas.
Seleções já classificadas para a Euro
Alemanha - anfitriã do torneio
Espanha e Escócia - classificadas via Grupo A
França e Holanda - classificadas via Grupo B
Inglaterra e Itália - classificada via Grupo C
Turquia - classificada via Grupo D
Albânia e República Tcheca - classificadas via Grupo E
Bélgica e Áustria - classificadas via Grupo F
Hungria e Sérvia - classificadas via Grupo G
Dinamarca e Eslovênia - classificada via Grupo H
Romênia e Suíça - classificadas via Grupo I
Portugal e Eslováquia - classificadas via Grupo J
Quem ainda briga?
No Grupo D, a Croácia pode até mesmo perder para a Armênia na terça-feira (21), às 16h45 (de Brasília), desde que o País de Gales não vença a Turquia, em Cardiff, no mesmo horário. Quem levar a pior entre croatas e galeses vai para a repescagem.
E a repescagem?
Um total de 12 seleções vai disputar os playoffs em março, com os times divididos em três quadrangulares com mata-mata. Apenas o vencedor de cada quadrangular se classifica para a Euro.
As chaves serão formadas de acordo com o desempenho da Liga das Nações da UEFA. Um grupo será de seleções da Liga A, outro da Liga B e o terceiro com representantes da Liga C, para que as forças estejam equilibradas.
Como a Liga A tem menos de quatro seleções não classificadas via Eliminatórias, uma vaga será ocupada pela Estônia, campeã da Liga D, e outra por uma representante da Liga B.
Com os grupos divididos, teremos semifinais e final. Nas semis, o melhor colocado no ranking irá ser mandante contra o quarto colocado, e o segundo receberá o terceiro. Os vencedores se enfrentam na final de cada grupo.
Onze seleções já estão garantidas na repescagem: Polônia (Liga A); Bósnia, Finlândia, Islândia, Israel e Ucrânia (Liga B); Cazaquistão, Geórgia, Grécia e Luxemburgo (Liga C); e Estônia (Liga D). A última vaga será de Croácia ou País de Gales.