Rodada dupla pode definir primeiros classificados para a Euro 2024
A pouco menos de dois meses do sorteio da Euro, marcado para 2 de dezembro, em Hamburgo, as primeiras seleções classificadas deverão ser definidas nos próximos dias, embora ainda seja preciso esperar até 26 de março e o final da repescagem para descobrir os 24 países participantes.
Escócia e França estão com um pé na Euro 2024. Os escoceses, que de forma surpreendente lideram o Grupo A com folga, só precisam de um empate em sua visita à Espanha nesta quinta-feira (12) para garantirem vaga.
Caso a Noruega de Erling Haaland não vença o Chipre, a Escócia pode se classificar mesmo com uma derrota para a Roja, vice-líder da chave e que precisa somar pontos para não se complicar nas Eliminatórias.
No Grupo B, a vice-campeã mundial França soma cinco vitórias em cinco jogos e visita a Holanda na sexta-feira em busca de três pontos que garantem sua presença na Euro. Um empate também serviria para os Bleus se a Grécia, terceira colocada, for derrotada pela Irlanda.
A Oranje, que em março foi goleada pela seleção francesa por 4 a 0, em Paris, terá vários desfalques: Sven Botman, Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Memphis Depay e Cody Gakpo.
Grande duelo entre Inglaterra e Itália
O confronto no Grupo F entre os dois líderes, Áustria e Bélgica, dará uma vaga ao vencedor, enquanto Portugal de Cristiano Ronaldo tem todas as cartas na mão para selar a classificação no Grupo J.
Uma vitória sobre a Eslováquia ou um empate, somado a uma derrota da Islândia para Luxemburgo, leva os portugueses à Euro.
Para outras grandes potências do continente, o caminho pode não ser tão simples. O duelo entre Inglaterra e Itália, na terça-feira, em Wembley (Londres), numa reedição da final de 2021, vencida nos pênaltis pela Azzurra, será fundamental no Grupo C.
Antes, os ingleses farão amistoso com a Austrália na sexta-feira (13), enquanto os italianos, que não disputaram a Copa do Mundo de 2022, fazem um jogo teoricamente mais fácil contra Malta no sábado (14), pelas Eliminatórias.
A Croácia, que recebe a Turquia na quinta-feira (12) e visita o País de Gales no domingo (15), também busca se aproximar da Euro.