Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Seleção da França, comandada por Mbappé, terá bom teste em Dublin contra a Irlanda

AFP
Mbappé é o novo capitão da seleção francesa
Mbappé é o novo capitão da seleção francesaAFP
Rejuvenescida e entusiasmada, a seleção francesa, comandada por Kylian Mbappé, terá seu primeiro teste fora de casa na segunda-feira na Irlanda, às 15h45 (horário de Brasília), pelas Eliminatórias da Eurocopa. O jogo promete ser difícil devido à pressão que a torcida local costuma fazer. Ao mesmo tempo, uma vitória pode dar uma motivação extra na caminhada dos atuais vice-campeões do mundo rumo a Euro 2024.

Depois da Holanda, quem aparece no caminho da França são os "homens de verde", que estarão no Aviva Stadium, em Dublin. Os 52 mil lugares devem estar lotados para a visita dos franceses.

Liderados por seu novo capitão, a França começou sua campanha de classificação para o próximo Campeonato Europeu com uma vitória de 4 a 0 sobre uma Holanda dizimada e decepcionante no Stade de France, na sexta-feira.

A viagem à Irlanda proporciona aos Bleus uma atmosfera diferente no estádio que se revelou fatal para seus compatriotas do rúgbi há um mês, na Six Nations. 

Desta vez, o adversário não tem o mesmo peso do que acontece no rúgbi, já que a Irlanda está apenas em 48º lugar no ranking da FIFA, com uma geração bastante anônima, ausente do último Campeonato Europeu e das últimas cinco Copas do Mundo.

"Intensidade"

A idéia, para Les Bleus, é simplesmente confirmar uma segunda vitória para aumentar sua liderança no topo do grupo, antes de retornar em junho contra adversários mais acessíveis, com Gibraltar e a Grécia.

Mas o técnico Didier Deschamps sabe como é difícil vencer fora de casa. Em 2022, os Bleus ficaram sem vitória (derrota na Dinamarca, empate na Croácia e na Áustria).

"Não será a mesma partida em termos de intensidade e compromisso. Teremos outra partida na segunda-feira", previu o treinador na sexta-feira após a vitória sobre a Holanda, já que seus adversários estarão descansados depois de não terem jogado.

Isentos da partida de abertura, os homens de Stephen Kenny puderam afinar seus preparativos antes desta partida com um amistoso na quarta-feira contra a Letônia, que venceu por 3 a 2, graças a Evan Ferguson e Chiedozie Ogbene, de 18 anos, artilheiro decisivo dois minutos depois de entrar em campo.

Contra Les Bleus, "é um grande teste, mas um teste para saborear. Será a principal mensagem para os meninos", disse o novo técnico John O'Shea. "Com um estádio cheio, é uma chance para mostrarmos nosso jovem talento e nossa união coletiva", disse o ex-zagueiro.

Mbappé anotou dois gols contra a Holanda
Mbappé anotou dois gols contra a HolandaAFP

Giroud na rotação?

Desde confronto de 2009, válido pela repescagem da Copa de 2010, a França dominou a Irlanda duas vezes. Uma na Euro de 2016 (2 a 1, com Antoine Griezmann marcando duas vezes) e depois em uma partida de preparação para a Copa do Mundo de 2018 (2 a 0), com Olivier Giroud marcando.

Aos 36 anos de idade, o número 9 espera começar em Dublin depois de ter começado a partida contra a Holanda no banco de reservas. Mas Randal Kolo Muani impressionou em Saint-Denis, podendo ser a melhor opção. 

Outro lugar poderia ser disputado à direita do ataque, com Marcus Thuram e Moussa Diaby em disputa para colocar Kingsley Coman no banco.

O lugar na ponta esquerda é reservado por vários anos para um imparável Kylian Mbappé. A braçadeira do novo capitão não parece estar atrasando sua irreparável ascensão: após seus dois gols na sexta-feira, o parisiense de 24 anos está em uma corrida louca de 20 gols em 17 jogos pelo Les Bleus.

"Estou tentando fazer meu trabalho, tentando ser decisivo e levando os outros comigo", disse a estrela tricolor. Mas "a parte mais difícil ainda está para ser feita. Dependendo da forma, Didier Deschamps sem dúvida fará "algumas mudanças", como ele indicou.

Algumas peças parecem já estar garantidas. Os zagueiros Konaté-Upamecano estarão à frente do goleiro Mike Maignan, bem como no meio-campo, onde o trio Griezmann-Tchouaméni-Rabiot convenceu.

Deschamps pode realizar mudanças para duelo contra a Irlanda
Deschamps pode realizar mudanças para duelo contra a IrlandaAFP