Sérvia passa aperto, mas se garante na Euro com empate em casa contra a Bulgária
A Hungria, que venceu Montenegro em casa, por 3 a 1, também se classificou ao chegar aos 18 pontos. A Sérvia chegou aos 14 pontos diante da lanterna Bulgária, que terminou o torneio com quatro.
A Bulgária vive grande crise dentro e fora dos gramados, com seu presidente sendo pressionado e o futebol da seleção nacional gerando protestos da torcida, a ponto do seu último jogo em casa, contra a Hungria, ter acontecido com portões fechados.
Diante da Sérvia, a Bulgária mostrou a fragilidade que a fez ocupar a última posição em seu grupo, antes de uma reação na segunda etapa. Os sérvios sentiram o gol de empate, sofreram e virada e se assustaram com a chance de uma eliminação.
Com o técnico Ilian Iliev, que chegou ao seu segundo jogo no comando, a Bulgária deu trabalho e empatou com os dois classificados da chave, mostrando uma luz no fim do túnel para a seleção que busca reencontrar um melhor momento.
O time da casa dominou o primeiro tempo e foi para o intervalo na frente, aproveitando os espaços pelos lados do campo. As bolas aéreas levaram perigo e foi em uma delas, aos 17 minutos, que o placar foi aberto com Veljkovic.
Veja como foi Sérvia x Bulgária
Cobrança de escanteio terminou com cabeçada na trave, após defesa do goleiro, com o defensor empurrando pra dentro do gol vazio.
A Bulgária teve lance de perigo isolado aos 27 minutos quando Despodov acertou belo chute, que pegou em duas traves antes da zaga afastar.
Classificação encaminhada, mas nem tanto
Tirando este lance, o perigo para a meta sérvia foi nenhum na etapa inicial. De toda forma, era sempre bom a Sérvia ter o sinal de alerta ligado, principalmente pelo resultado do outro jogo da chave entre Hungria e Montenegro.
A vitória de Montenegro podia eliminar a Sérvia em caso de uma derrota para a Bulgária.
No segundo tempo, a Bulgária se assanhou, conseguindo melhorar seu volume de jogo, aproveitando queda de rendimento dos anfitriões.
O goleiro Milinkovic-Savic fez grande defesa aos 7 minutos antes do empate vir aos 14 minutos. O chute cruzado e certeiro de Rusev veio depois de falha de Kostic, que tentou cortar quando o goleiro Savic estava na jogada.
Queda de rendimento, virada e uma quase eliminação
O que parecia improvável aconteceu aos 24 minutos. Despodov aproveitou atravessada errada de Zivkovic, no meio-campo, para carregar a bola desde a sua defesa para virar o jogo e fazer a zebra aparecer em Leskovac.
A sorte da Sérvia era a vitória parcial da Hungria, que mantinha o time da casa na zona de classificação.
Aos 38 minutos, Babic diminuiu o prejuízo da Sérvia ao empatar o jogo em outro lance de bola aérea vindo de cobrança de escanteio. A zaga búlgara somente observou a testada que deixou tudo igual e garantiu a classificação da Sérvia, que veio com alguma dose de emoção.