Técnico Julian Nagelsmann renova com a Alemanha até a Copa de 2026
O contrato inicial de Julian Nagelsmann, de 36 anos, à frente da seleção alemã durava até a Euro 2024 que será disputada em casa de 14 de junho a 14 de julho.
O Bayern, em busca de um sucessor de Thomas Tuchel para a próxima temporada, vê a lista de potenciais candidatos reduzida a um nome. Segundo a imprensa alemã, o clube de Munique havia feito do regresso de Nagelsmann a sua prioridade, depois de Xabi Alonso, outro alvo do clube, ter anunciado no final de março que ficaria no Leverkusen na próxima temporada.
"É uma decisão do coração. É uma grande honra treinar a Nationalmannschaft e poder trabalhar com os melhores jogadores do país. Juntos, queremos ter sucesso na Eurocopa em casa, estamos entusiasmados com isso", explicou Nagelsmann, citado no comunicado da DFB.
Siga a estreia da Alemanha na Euro 2024
"Depois disso, estou ansioso para enfrentar o desafio da Copa do Mundo junto com a minha equipe", acrescentou Nagelsmann.
Julian Nagelsmann foi demitido, para surpresa de todos, no dia 24 de março de 2023 pela diretoria do Bayern de Munique, quando se aproximavam as semanas decisivas de abril e maio, enquanto sua equipe ainda estava na disputa em três competições.
Seis meses depois, o técnico, ainda sob contrato com o Bayern, foi chamado para comandar uma seleção alemã atolada numa das crises mais profundas de sua história, com a demissão no dia 10 de setembro de 2023 do técnico Hansi Flick logo depois de uma humilhante goleada sofrida diante do Japão (4x1).
Os resultados da Alemanha começaram a melhorar durante a janela de março, com escolhas fortes impostas por Nagelsmann, o grande responsável pela volta de Toni Kroos à Mannschaft.
As vitórias contra a França (2x0), em Lyon, e contra a Holanda (2x1) em Frankfurt deram esperança aos torcedores alemães, a menos de três meses do jogo de abertura da Euro-2024, na Allianz Arena, em Munique, contra a Escócia.
A DFB renovou na semana passada o contrato de Rudi Völler como diretor esportivo da seleção alemã até a Copa do Mundo de 2026, o que foi um sinal da renovação de Nagelsmann.