Thomas Müller anuncia aposentadoria da seleção da Alemanha
"Depois de 131 jogos pela seleção e 45 gols, estou me despedindo", disse Müller em um vídeo anunciando sua decisão.
"Quando joguei minha primeira partida internacional pela seleção alemã, há mais de 14 anos, eu nunca poderia ter sonhado com tudo isso", disse Müller no vídeo.
"Sempre tive muito orgulho de jogar pelo meu país. Nós comemoramos juntos e, às vezes, derramamos uma lágrima juntos", acrescentou.
A derrota da Alemanha por 2 a 1 para a Espanha nas quartas de final da Euro 2024 foi o último jogo de Müller pela seleção.
O jogador que completa 35 anos em setembro foi campeão mundial em 2014 com a Mannschaft.
Reações à despedida
Após o anúncio de Müller, técnico nacional Julian Nagelsmann elogiou suas qualidades como jogador, acrescentando que a equipe "sentiria muito a sua falta".
"Ninguém é como Thomas Müller", disse Rudi Völler, diretor da seleção e lenda do time. "Seu valor para o futebol alemão não pode ser superestimado", afirmou.
Müller era "pouco ortodoxo, intuitivo, imprevisível e é exatamente por isso que (ele) é bem-sucedido", resumiu Völler.
Müller ganhou a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo de 2010 em seu ano de estreia com Mannschaft, marcando cinco gols no torneio na África do Sul.
O carismático atacante também marcou o primeiro gol do icônico 7 a 1 sobre o Brasil na Copa do Mundo de 2014, a caminho do tetra.
Dos jogadores que venceram a Copa do Mundo com a Alemanha naquele ano, apenas o goleiro Manuel Neuer ainda faz parte do time.
O meio-campista da Alemanha e do Real Madrid, Toni Kroos, anunciou antes da Euro 2024 que se aposentaria do futebol após o torneio.
Ao contrário de Kroos, Müller continuará a jogar pelo seu clube, o Bayern de Munique, com quem tem contrato até 2025.
Apenas Lothar Matthäus e Miroslav Klose jogaram mais jogos pela Alemanha do que Müller.
Müller também está em sexto lugar na lista de artilheiros de todos os tempos dos tetracampeões mundiais.
"Suas conquistas e seus títulos falam por si só", disse o presidente da Federação Alemã de Futebol, Bernd Neuendorf, em um comunicado.
"Com seus gols e sua engenhosidade, ele desempenhou um papel fundamental na formação de um dos períodos de maior sucesso na história de nossa seleção nacional", disse Neuendorf.
Em sua mensagem de despedida, Müller pediu aos torcedores que "mantenham os dedos cruzados para a equipe no caminho para a Copa do Mundo de 2026".
"Eu também estou fazendo isso. Agora como um torcedor nas arquibancadas e não mais como um jogador em campo", finalizou.