Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tumultos na Bulgária deixam dezenas de feridos e 33 torcedores presos

Torcedores da Bulgária estão revoltados com resultados de sua seleção
Torcedores da Bulgária estão revoltados com resultados de sua seleçãoProfimedia
Cerca de 60 pessoas, incluindo policiais e torcedores, ficaram feridas e 33 torcedores foram presos em incidentes violentos em Sofia nesta quinta-feira (16), durante o jogo entre Bulgária e Hungria, anunciaram as autoridades búlgaras na sexta-feira (17).

A partida, que terminou em um empate de 2 a 2, foi disputada com portões fechados e sob fortes medidas de segurança. Os protestos ocorreram fora do estádio.

Entre os torcedores que protestavam, "24 foram examinados e sete foram hospitalizados por ferimentos na cabeça, fraturas e irritações devido ao spray de pimenta", disse à AFP Katia Sungarska, porta-voz dos serviços de emergência da capital.

Siga as Eliminatórias para a Euro no Flashscore

Partida foi disputada sem a presença de torcida
Partida foi disputada sem a presença de torcidaProfimedia

A polícia informou que 33 de seus membros ficaram feridos, alguns deles "gravemente", de acordo com o vice-chefe de polícia Stefan Ivanov.

Além disso, 33 torcedores foram presos e a investigação continua, disse Ivanov em uma coletiva de imprensa, considerando os tumultos como "sem precedentes".

A polícia, que tinha 1.600 policiais destacados para a operação, usou canhões de água para dispersar um grupo de cerca de 2.000 torcedores.

Partida foi alterada para a capital Sofia de última hora
Partida foi alterada para a capital Sofia de última horaAFP

Em um raro ato de união, torcedores de todo o país viajaram para a capital para exigir a renúncia do presidente da Federação Búlgara de Futebol (BFU), Borislav Mihaylov, que está no cargo há 18 anos.

Durante os tumultos, houve momentos de alta tensão, com fogos de artifício, arremesso de garrafas e pedras. Uma viatura policial foi incendiada.

As autoridades, que pediram calma, alertaram sobre "um alto risco de distúrbios contra a ordem pública dentro e fora do estádio".

Policiais e torcedores ficaram feridos na confusão
Policiais e torcedores ficaram feridos na confusãoAFP

Portanto, foi decidido que a partida seria disputada com portões fechados, sem torcedores nas arquibancadas. Originalmente programado para ser realizado em Plovdiv, foi decidido no último minuto transferí-lo para a capital Sofia.

Os torcedores búlgaros estão muito irritados com os maus resultados de sua seleção, que não conseguiu se classificar para nenhuma competição importante nas últimas décadas, apesar das 18 mudanças de técnico nesse período.

Mihaylov (60), o polêmico presidente da BFU, chegou a renunciar em 2019 antes de voltar atrás em sua decisão. Ele foi reeleito como presidente em 2021.

A Bulgária, após o empate na quinta-feira, tem três pontos, já estando eliminada da corrida para a Euro 2024, para a qual a Hungria reservou sua vaga na quinta-feira.