Yamal torna-se o atleta mais jovem a jogar e marcar pela Espanha
Lamine Yamal continua a acrescentar recordes à sua ainda muito curta carreira no futebol profissional. Ele completou 16 anos em julho deste ano e já foi convocado pelo técnico da seleção principal.
A pressão do Marrocos para convencê-lo pode ter desempenhado um papel em sua convocação precoce, mas o fato é que ele é um dos grandes nomes no início da LaLiga, em parte devido à sua continuidade nas escalações de Xavi Hernández no Barcelona.
Em termos de idade, o jogador deveria estar competindo com a equipe sub-17, com a qual disputou a Eurocopa neste verão europeu. Mas ele subiu de categoria em um ritmo vertiginoso e praticamente pulou dois degraus, já que só jogou uma partida com a equipe sub-19 e nem sequer estreou com a equipe sub-21, embora possa fazê-lo mais tarde se não conseguir se firmar na equipe principal.
O técnico Luis de la Fuente, que tinha outros planos para o atrevido ponta antes do confronto contra a equipe da Geórgia que estava em desvantagem, quase foi obrigado a apresentá-lo antes do intervalo devido a problemas físicos de Marco Asensio e Dani Olmo.
Ele tinha mais de 45 minutos pela frente em um contexto particularmente fácil, porque o placar já estava 4 a 0. A partir daquele momento, foi um dia histórico, pois ele quebrou dois recordes: tornou-se o jogador mais jovem a representar a Espanha em nível sênior e, consequentemente, o mais jovem a marcar gols.
Seu companheiro de equipe, Pablo Gavi, pode se orgulhar de ter seu nome impresso nesse marco, mas isso durou pouco menos de dois anos.
Em outubro de 2021, quando ele estava fazendo suas primeiras partidas pelo Barça, Luis Enrique decidiu contar com ele e até o incluiu na escalação contra a Itália. Na época, faltavam cerca de 300 dias para ele completar 18 anos, muito mais do que Yamal, que ainda deveria estar dividindo o playground com crianças no ensino médio obrigatório.