Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Zebra eslovaca, Mbappé machucado e mais: o Top 5 do dia 4 da Eurocopa

Henrique Salmaso
Bélgica e Lukaku sofreram contra a Eslováquia
Bélgica e Lukaku sofreram contra a EslováquiaProfimedia
O quarto dia da Eurocopa contou com as surpreendentes vitórias de Romênia e Eslováquia sobre Ucrânia e Bélgica, respectivamente. Na partida que encerrou a segunda-feira (17), a França venceu a Áustria por 1 a 0.

O dia teve fortes emoções dentro e fora de campo na Alemanha. Além da zebra passeando em Frankfurt, no jogo da Bélgica, houve a quebra de um recorde histórico da Euro.

Acompanhe a Eurocopa no Flashscore

Uma técnica diferenciada do VAR foi crucial para anular um gol de Romelu Lukaku. O belga, inclusive, foi às redes duas vezes, mas nenhum dos gols foi validado.

Confira a nossa lista do dia:

1) Gráfico no VAR e zebra passeando

O VAR contou com uma tecnologia inusitada para anular um gol da Bélgica contra a Eslováquia. Esta espécie de "eletrocardiograma", na verdade, é um gráfico de detecção de impacto na bola. Com o auxílio da ferramenta, a cabine interpretou que Loïs Openda tocou com a mão e invalidou o lance que empataria a partida.

Gráfico identificou toque na mão de Bakayoko
Gráfico identificou toque na mão de BakayokoReprodução/CazéTV

Este foi o segundo gol anulado de Romelu Lukaku no jogo. Não era mesmo o dia da Bélgica, que interrompeu uma invencibilidade de 15 partidas e viu a zebra passear pela primeira vez na Euro 2024.

2) Mais do que futebol

Antes de estrear na Euro, a Ucrânia exibiu no centro de Munique alguns fragmentos da arquibancada de um estádio de Kharkiv, destruído por bombardeios russos em maio de 2022. A exposição faz parte de uma instalação interativa que pretende alertar sobre as 500 estruturas esportivas na Ucrânia destruídas por tropas da Rússia.

Shevchenko expondo a arquibancada, em Munique
Shevchenko expondo a arquibancada, em MuniqueAFP

Hoje, faremos a nossa estreia na Euro. Um time dentro do campo e um milhão de soldados que ficaram para defender a Ucrânia. Hoje, jogaremos pelas pessoas que estão defendendo o nosso país”, afirmou Andriy Shevchenko, presidente da Associação Ucraniana de Futebol. 

3) Romênia surpreende e Lunin falha

A estreia da Romênia na Euro não poderia ter sido melhor. Num jogo que tendia ao equilíbrio, talvez até com algum favoritismo ucraniano, a seleção comandada por Edward Iordanescu surpreendeu e conseguiu sua primeira vitória na Euro desde o ano de 2000.

Se a Romênia foi só sorrisos em Munique, não se pode dizer o mesmo de Andriy Lunin. O goleiro da Ucrânia e do Real Madrid facilitou a vida dos romenos ao sair jogando errado aos 28 do primeiro tempo, resultando num golaço de Nicolae Stanciu. O arqueiro também falhou no segundo gol, em chute de longe de Razvan Marin.

4) Só vale um gol para cada?

Até então, todos os 27 gols da Euro foram marcados por jogadores diferentes. Este é um recorde na história da competição, superando o número de 2016 (25). Será que amanhã vem o primeiro "doblete"?

Gol contra de Maximilian Wöber foi o 27º da Euro
Gol contra de Maximilian Wöber foi o 27º da EuroAFP

5) Mbappé zerado e com nariz fraturado

A vitória francesa contra a Áustria, pelo placar mínimo, se deu graças ao gol contra marcado por Maximilian Wöber. Com isso, Kylian Mbappé segue sem desencantar na Eurocopa. Antes desta edição, o atacante havia disputado a Euro apenas em 2021, e saiu zerado.

Mbappé machucou o nariz contra a Áustria
Mbappé machucou o nariz contra a ÁustriaProfimedia

Para piorar, o camisa 10 da França fraturou o nariz na reta final da partida. Mbappé deve passar por cirurgia e perder o restante da fase de grupos.