Grêmio vence Caxias de novo e enfrentará Juventude na final do Gauchão
Hegemônico no Rio Grande do Sul, o Grêmio busca igualar a maior sequência de títulos gaúchos de sua história, alcançada entre 1962 e 1968. Uma conquista também reduziria a diferença em relação ao rival Internacional para duas taças.
Veja a tabela completa do Gauchão
As finais do Gauchão devem ocorrer nos dias 30 de março e 6 de abril. As datas ainda serão confirmadas pela Federação Gaúcha (FGF). O primeiro jogo é no Alfredo Jaconi e o segundo, na Arena do Grêmio. Em caso de empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.
Diego Costa decide
Em vantagem no confronto após vencer na Serra Gaúcha, o Grêmio foi inteligente para administrar o placar agregado e ampliá-lo. O time treinado por Renato Portaluppi inicialmente chamou os visitantes e até deixou que o Caxias tivesse a primeira chance, em chute forte de Gabriel Silva. No espaço deixado na defesa adversária, porém, o Imortal fez estrago.
Aos 20 minutos. em jogada rápida, Pepê lançou Pavón na direita. O argentino ganhou na corrida e cruzou rasteiro para Diego Costa estufar a rede. Pouco depois, Gustavo Nunes encontrou Cristaldo passando com rapidez em direção à área e deu passe na medida. O meia deslocou o goleiro e fez o segundo.
O Grêmio não parou. Perto do intervalo, Diego Costa fez mais um. Ele recebeu lindo cruzamento de João Pedro, matou no peito tirando o zagueiro e bateu com estilo. O centroavante chegou ao 5º gol em 4 jogos com a camisa tricolor, o mesmo número que alcançou em 19 partidas pelo Atlético-MG, em 2021.
Caxias diminui e assusta
Os mandantes sofreram um golpe quando, no fim do primeiro tempo, Mayk foi expulso. A inferioridade numérica naturalmente deixou o Grêmio mais cauteloso, e o jogo ofensivo deixou de fluir. O Caxias aproveitou e diminuiu em bola parada com Vitor Feijão, aos 14 da etapa final.
O clima de tensão se instaurou na Arena, apesar do Caxias precisar de uma virada para forçar os pênaltis. A coisa piorou quando o time grená fez o segundo, com Tomas Bastos. A equipe da Serra Gaúcha ultrapassou as 20 finalizações, mas não conseguiu o milagre.