Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia do Gauchão 2024: veja regulamento, favoritos e onde assistir

Guilherme Bianchini
Grêmio de Renato vai em busca do heptacampeonato gaúcho
Grêmio de Renato vai em busca do heptacampeonato gaúchoLucas Uebel/Grêmio
O Campeonato Gaúcho de 2024 começa neste sábado (20), com destaque para a estreia do Grêmio, contra o Caxias. O Internacional entra em campo no domingo (21), diante do Avenida.

Assim como nos sete anos anteriores, o Gauchão 2024 conta com 12 clubes. São eles: Avenida, Brasil de Pelotas, Caxias, Grêmio, Guarany de Bagé, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Santa CruzSão José, São Luiz e Ypiranga.

Confira a tabela completa do Campeonato Gaúcho

A competição terá dois meses e meio de duração. Os jogos da final estão marcados para 31 de março e 7 de abril.

Os jogos da primeira rodada do Gauchão
Os jogos da primeira rodada do GauchãoFlashscore

Regulamento do Gauchão

Todos os 12 times do Campeonato Gaúcho se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito primeiros avançam às quartas de final, disputadas em jogo único, com mando da equipe de melhor campanha. Trata-se de uma mudança em relação aos anos anteriores, quando apenas quatro se classificavam para o mata-mata.

As semifinais e finais serão em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha decide em casa, e não há o critério do gol fora.

Os dois últimos colocados da fase de classificação do Gauchão serão rebaixados para a segunda divisão.

Árbitros gaúchos na preparação para a temporada de 2024
Árbitros gaúchos na preparação para a temporada de 2024Leonardo Fister/FGF

Clássicos do Gauchão

17 ou 18/2 - Juventude x Caxias - 9ª rodada

24 ou 25/2 - Internacional x Grêmio - 10ª rodada

Inter e Grêmio se enfrentam na 10ª rodada do Gauchão
Inter e Grêmio se enfrentam na 10ª rodada do GauchãoRicardo Duarte/SC Internacional

Favoritos do Gauchão

Como sempre, Grêmio e Inter são os grandes candidatos ao título gaúcho. Nos últimos seis anos, o lado tricolor prevaleceu. O Imortal vai em busca do segundo hepta de sua história, 56 anos após atingir o feito (1962-68).

Apesar do favoritismo da dupla Grenal, os rivais fizeram a final em apenas dois dos últimos oito anos (2019 e 2021). A conquista mais recente de um time do interior foi em 2017, com o Novo Hamburgo.

Para erguer mais um troféu, o Grêmio precisa superar a saída de Luis Suárez, que se transferiu para o Inter Miami. O Tricolor ainda não contratou um substituto para o uruguaio, mas trouxe três reforços pontuais: o goleiro Marchesín, o volante Dodi e o atacante Soteldo.

Dodi e Soteldo estão entre as caras novas do Grêmio
Dodi e Soteldo estão entre as caras novas do GrêmioLucas Uebel/Grêmio

Já o Inter tem no Gauchão a oportunidade de quebrar um incômodo jejum de sete anos sem qualquer título — não considerando a Recopa Gaúcha de 2017. A última conquista foi o próprio estadual, em 2016. O zagueiro Robert Renan e o atacante Lucas Alario são algumas das contratações de peso para 2024. Rafael Borré também foi anunciado, mas só deve chegar em junho.

Inter contratou Robert Renan por empréstimo do Zenit
Inter contratou Robert Renan por empréstimo do ZenitRicardo Duarte/SC Internacional

O Juventude não é campeão gaúcho desde 1998, mas corre por fora na disputa. De volta à Série A do Brasileirão, o Papo perdeu o técnico Thiago Carpini para o São Paulo. Roger Machado assumiu o cargo com a missão de comandar a reformulação do elenco, muito modificado em relação a 2023.

Onde assistir ao Gauchão

Os direitos de transmissão do Campeonato Gaúcho pertencem ao Grupo Globo. Para quem mora no Rio Grande do Sul, a RBS (afiliada da TV Globo) exibirá um jogo por rodada. Já o SporTV transmitirá 13 partidas da primeira fase e duas das quartas de final, além de todos os duelos das semis e da final.

No pay-per-view, o Premiere exibirá todos os jogos de Grêmio, Inter e Juventude e o mata-mata na íntegra. As demais partidas terão transmissão nos sites ge.globo e GZH.