Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

COI rejeita pedido do Iraque para retirada de bandeira de Israel no futebol masculino

Bandeiras de Israel durante partida contra o Paraguai, nos Jogos Olímpicos de Paris
Bandeiras de Israel durante partida contra o Paraguai, nos Jogos Olímpicos de ParisAFP
O chefe da delegação olímpica iraquiana disse que o Comitê Olímpico Internacional (COI) negou um pedido para não exibir uma bandeira israelense ao lado da do Iraque durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"Quando chegamos ao estádio de Lyon (na quarta-feira), encontramos a bandeira do Iraque exposta ao lado da bandeira de Israel", apesar de a seleção israelense não jogar em Lyon, disse Herda Raouf à AFP.

Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore

A seleção masculina de futebol do Iraque derrotou a Ucrânia por 2 a 1 na quarta-feira (24), em Lyon, e perdeu por 3 a 1 neste sábado para a Argentina.

Partidas envolvendo Israel no futebol estão sendo marcadas por protestos e forte efetivo de segurança
Partidas envolvendo Israel no futebol estão sendo marcadas por protestos e forte efetivo de segurançaAFP

Raouf, cujo país não reconhece o Estado de Israel e apoia a causa da Palestina, acrescentou que a sua delegação pediu aos representantes do COI que "reposicionassem ou removessem a bandeira israelense", mas que o seu pedido foi rejeitado.

O representante do COI argumentou, segundo Raouf, que as "bandeiras de todos os países participantes em jogos de futebol masculino e feminino devem ser expostas em ordem alfabética".

Confira a tabela do torneio olímpico de futebol masculino no Flashscore

Torcida israelense presente durante jogos de Israel no torneio olímpico de futebol masculino
Torcida israelense presente durante jogos de Israel no torneio olímpico de futebol masculinoAFP

Raouf acrescentou que sua delegação enviou um protesto formal por e-mail ao COI com o mesmo pedido antes da partida contra a Argentina, mas foi novamente rejeitado.

Para as forças de segurança francesas, os jogos Ucrânia-Iraque e Israel-Mali de quarta-feira foram classificados como eventos de alto risco.

Cerca de 1.000 policiais franceses ficaram encarregados da segurança durante a partida entre Israel e Mali, na qual vários torcedores exibiram bandeiras israelenses e palestinas.