Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil conclui estreia nas Olimpíadas com vitórias em handebol e futebol; confira resumo

Guilherme Bianchini
Brasil bateu a Nigéria na estreia do futebol feminino
Brasil bateu a Nigéria na estreia do futebol femininoAFP
Um dia antes da cerimônia de abertura, o Brasil deu seu pontapé inicial nos Jogos Olímpicos de Paris. O começo foi o melhor possível nos esportes coletivos, com vitórias no handebol e no futebol femininos. A quinta-feira (25) também marcou as estreias de Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano no tiro com arco.

O Flashscore preparou um resumo com os destaques brasileiros do dia nas Olimpíadas — e assim fará até o encerramento, em 11 de agosto. Confira abaixo.

Assinatura de Marta no futebol feminino

Em sua sexta participação nos Jogos Olímpicos, Marta mostrou seu talento na vitória do Brasil sobre a Nigéria, por 1 a 0, na estreia do futebol feminino. A Rainha não marcou, mas deu uma assistência genial para Gabi Nunes garantir o triunfo com um golaço no ângulo.

O passe decisivo de Marta saiu logo após a camisa 10 ter um gol anulado — por impedimento de Gabi Portilho na origem do lance. A Rainha seguiu participativa no segundo tempo e chegou a carimbar a trave em um cruzamento fechado.

Confira a tabela do futebol feminino em Paris 2024

Contra a adversária mais acessível do Grupo C, a Seleção teve uma estreia mais difícil do que esperava. Ainda assim, cumpriu a obrigação e vai chegar confiante no domingo (28) para encarar o Japão, que perdeu para a Espanha.

Gabi Nunes fez o gol da vitória do Brasil sobre a Nigéria
Gabi Nunes fez o gol da vitória do Brasil sobre a NigériaRafael Ribeiro/CBF

Handebol feminino derruba algoz

A primeira grata surpresa do Brasil em Paris veio no handebol feminino. A Seleção ignorou o favoritismo da Espanha e a freguesia no confronto para construir uma vitória com muita autoridade, por 29 a 18.

O destaque foi a atuação inspiradíssima da goleia Gabi Moreschi, com 14 defesas em 31 arremates das espanholas (44%). No ataque, Bruna de Paula e Patrícia Matieli brilharam com seis gols cada.

Veja a tabela do handebol feminino nas Olimpíadas

O Brasil havia perdido para a Espanha nos últimos dois Jogos Olímpicos, em 2016 e 2021. Além disso, as europeias levaram a melhor nos dois Mundiais mais recentes, de 2021 e 2023. Fantasma superado.

Brasil teve grande atuação contra a Espanha no handebol
Brasil teve grande atuação contra a Espanha no handebolGaspar Nóbrega/COB

Estreia no tiro com arco

Líder do ranking mundial e candidato a medalha, Marcus Vinícius D'Almeida ficou em 17º lugar na qualificação do tiro com arco. A fase serviu apenas para definir o chaveamento da modalidade, e o brasileiro teve um desempenho superior ao das Olimpíadas anteriores. No feminino, Ana Luiza Caetano garantiu o 19º lugar.

Marcus D'Almeida ficou em 17º na qualificação do tiro com arco
Marcus D'Almeida ficou em 17º na qualificação do tiro com arcoMiriam Jeske/COB

A chave principal das categorias individuais está marcada para a próxima terça-feira (30). Marcus D'Almeida vai estrear contra o ucraniano Mykhailo Usach, às 8h18 (horário de Brasília). Mais cedo, às 7h26, Ana Luiza Caetano encara a eslovena Zana Pintaric.

Os resultados de Marcus e Ana Luiza garantiram a vaga do Brasil nas duplas mistas do tiro com arco. A categoria é em 2 de agosto, com estreia diante do México, às 5h46.