Olimpíadas começam nesta quarta (24) com futebol e rugby masculinos; veja destaques
O jogo mais polêmico do dia envolve o time de futebol de Israel, que enfrenta o Mali sob o olhar atento de mil policiais. As autoridades ergueram um "perímetro antiterrorista" e se preparam para possíveis protestos ao redor do estádio.
A participação da delegação israelense em Paris tem sido alvo de críticas do Comitê Olímpico Palestino e de parlamentares franceses, que pediram para que o país fosse excluído devido ao conflito em Gaza e na Cisjordânia.
Atrações do futebol
A campeã mundial Argentina também estreia nesta quarta. Os albicelestes enfrentam Marrocos, às 10h (de Brasília).
A equipe sub-23 do técnico Javier Mascherano conta com quatro atletas que conquistaram a Copa de 2022: o atacante Julián Álvarez, o meia Almada (do Botafogo), o zagueiro Otamendi e o goleiro Rulli.
O dia também tem a anfitriã França encarando os Estados Unidos, às 16h. Comandado pelo ex-atacante Thierry Henry, os franceses não contam com Kylian Mbappé e tem em Alexandre Lacazette seu jogador mais experiente.
• Confira a tabela do futebol masculino
Rugby é o destaque do dia na França
Enquanto isso, o Stade de France estará lotado para ver a estreia da França no rugby. A seleção local encara os EUA e o Uruguai nesta quarta-feira.
Os franceses tem no time a estrela Antoine Dupont, indiscutivelmente o melhor jogador de rúgbi do mundo na atualidade.
As potências Nova Zelândia, Austrália, Argentina, África do Sul e Irlanda também estreiam nesta quarta-feira.
• Confira a tabela do rugby masculino
Cerimônia de abertura
Cerca de 7 mil atletas devem navegar por um trecho de seis quilômetros do rio em direção à Torre Eiffel, em 85 barcaças e barcos, durante a cerimônia de abertura dos Jogos.
Meio milhão de pessoas devem assistir ao evento em arquibancadas nas margens do Sena e nas varandas e apartamentos com vista para o rio.