Veja os favoritos de cada esporte coletivo nos Jogos Olímpicos de Paris
Em alguns casos, como o dos Estados Unidos no basquete, o favoritismo é amplo. Já alguns esportes chegam a Paris com expectativa de muito equilíbrio, como o vôlei.
Basquete
- Masculino: Estados Unidos
LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Anthony Edwards? Esses são motivos mais do que suficientes para colocar uma das equipes olímpicas mais dominantes de todos os tempos como favorita. Os EUA chegam à França com sede de vingança, e qualquer coisa diferente do ouro seria um fracasso.
- Feminino: Estados Unidos
É quase impossível escolher outra equipe. As americanas foram campeãs em 9 de 12 edições e estão em uma sequência de sete ouros consecutivos.
Basquete 3x3
- Masculino: Sérvia
Acredite ou não, os Estados Unidos não são dominantes na meia quadra masculina. A Sérvia é uma grande potência na modalidade e tentará tirar o trono da Letônia.
- Feminino: Estados Unidos
Embora a Espanha chegue em ótima fase a Paris — terminou invicta no Pré-Olímpico —, o potencial dos EUA é enorme. As americanas têm uma equipe formada por jogadoras da WNBA e estão um pouco à frente das demais.
Handebol
- Masculino: França
Com três ouros nos últimos quatro Jogos Olímpicos, a França tem sido soberana. O país tem tudo para conquistar mais uma medalha de ouro, em casa, e contará com a ajuda de Nikola Karabatic, considerado o melhor de todos os tempos, em seu último torneio antes de se aposentar.
- Feminino: França
Embora não seja tão dominante quanto no masculino, a França também é a atual campeã no feminino. A força física pode ser um recurso importante em partidas exigentes.
Futebol
- Masculino: Espanha
No papel, os grandes rivais da Espanha são a França e a Argentina, mas o técnico Santi Denia montou uma equipe muito competitiva. Com jogadores como Fermín López e Álex Baena, que estavam com a seleção principal na Eurocopa, La Roja desponta como favorita.
- Feminino: Espanha
As espanholas chegam a Paris 2024 como campeãs mundiais e com duas jogadoras (Alexia Putellas e Aitana Bonmatí) que já conquistaram a Bola de Ouro. É a equipe a ser batida.
Hóquei sobre grama
- Masculino: Bélgica
Os belgas são os atuais campeões olímpicos e estão no topo do ranking mundial há um bom tempo. A competição, porém, será acirrada.
- Feminino: Holanda
A Holanda ganhou o ouro em três dos últimos quatro Jogos Olímpicos. Apesar de países como a Argentina se aproximarem cada vez mais, as holandesas ainda estão à frente.
Rugby sevens
- Masculino: Fiji
Duas participações e o mesmo número de ouros para o país da Oceania. A dominância nas edições anteriores leva a crer que Fiji se manterá no topo. É um dos favoritismos mais amplos nos esportes coletivos, ao lado dos EUA no basquete.
- Feminino: Nova Zelândia
Ao falar sobre rugby, a Nova Zelândia vem à mente como grande potência. As neozelandesas ficaram com a prata na Rio 2016 e o ouro em Tóquio 2021. Será difícil tirar as Black Ferns do topo.
Vôlei
- Masculino: Polônia
Embora só tenha conquistado o ouro em 1976, a Polônia lidera o ranking mundial. Mas a briga promete ser boa, com países como Brasil, Itália e Japão correndo por fora.
- Feminino: Brasil
A Seleção Feminina de Vôlei vem da prata em Tóquio e caiu na semi da Liga das Nações, mas está em segundo lugar no ranking mundial e vive um grande momento. As brasileiras chegam a Paris com o status de favoritas.
Polo aquático
- Masculino: Sérvia
Embora a conquista mais recente do polo aquático seja a da Croácia no Mundial de Esportes Aquáticos, a Sérvia e a Hungria têm sido as grandes potências da modalidade. Os sérvios estão um pouco à frente e são os favoritos a alcançar o lugar mais alto do pódio pela segunda edição seguida de Olimpíadas.
- Feminino: Estados Unidos
Desde a introdução do polo aquático feminino nos Jogos Olímpicos, em Sydney 2000, os EUA sempre chegaram ao pódio. Já são três ouros consecutivos, desde Londres 2012.