Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil encara o Chile, na final do futebol do Pan, em teste de peso para técnico adversário

AFP
Brasil é o segundo maior vencedor do Pan
Brasil é o segundo maior vencedor do PanLesley Ribeiro/CBF
O Chile, do técnico Eduardo Berizzo, enfrenta o Brasil na final do torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 neste sábado (4). Esta será uma ótima oportunidade para sorrir em meio ao início ruim de "La Roja" nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O Brasil, adversário da medalha de ouro no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, será, no entanto, um teste difícil.

A Seleção tem quatro medalhas de ouro no futebol masculino pan-americano (1963, 1975, 1979 e 1987), o que a coloca no mesmo nível do México (1967, 1975, 1999 e 2011) na lista de vencedores do evento hemisférico.

Somente a arquirrival Argentina, com sete títulos (1951, 1955, 1959, 1971, 1995, 2003 e 2019), pode se dar ao luxo de ter um registro melhor.

Acompanhe Chile x Brasil, ao vivo, pelo Flashscore

Brasil é comandado, no Pan, pelo técnico Ramon Menezes
Brasil é comandado, no Pan, pelo técnico Ramon MenezesLesley Ribeiro/CBF

"Toto" Berizzo chegou a Santiago-2023 em meio a fortes questionamentos sobre o início do Chile nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, com quatro pontos em quatro jogos, fora da zona de classificação para o torneio de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá.

Os resultados foram favoráveis ao Chile nos Jogos Pan-Americanos, mais recentemente uma vitória por 1 a 0 sobre os Estados Unidos nas semifinais na quarta-feira (1), com o meio-campista César Pérez marcando um belo gol de falta.

Siga as Eliminatórias para a Copa no Flashscore

O Brasil, por sua vez, venceu o México por 1 a 0 na mesma fase, com um gol contra do zagueiro Antonio Leone.

"A verdade é que é um orgulho chegar à fase final. Temos ótimos jogadores, como eu disse desde o primeiro jogo. Estamos dando um passo de cada vez, mas estamos firmes. Ainda temos que dar um último passo de 90 minutos para ganhar a medalha de ouro, que é o que todos nós queremos", disse aos repórteres o goleiro Brayan Cortes, um dos três jogadores da seleção principal que reforçaram a equipe sub-23 da "La Roja" para os Jogos Pan-Americanos.

Cortés, que está ciente das críticas que o técnico argentino recebeu, defendeu Berizzo.

Berizzo tem sido questionado no comando da seleção chilena
Berizzo tem sido questionado no comando da seleção chilenaAFP

"Estamos muito felizes com ele, estamos trabalhando muito bem, estamos mentalizados, motivados, sabemos como jogar e levá-lo a campo é maravilhoso", disse o goleiro do Colo Colo. "Estamos muito felizes, espero que os torcedores continuem a nos apoiar.

Sob o comando de Ramon Menezes, o Brasil tem, como sempre acontece, uma grande variedade de talentos, com jogadores como os atacantes Marquinhos (Nantes, França) e Kaio César (Coritiba) e o lateral Patryck (São Paulo).

Marquinhos foi decisivo nas semifinais, com uma aceleração pelo lado direito que terminou no gol contra de Leone.

México e Estados Unidos disputarão a medalha de bronze no sábado.

Brasil contou com gol contra para chegar à decisão
Brasil contou com gol contra para chegar à decisãoLesley Ribeiro/CBF

Provável escalação:

Chile: Brayan Cortés; Daniel Gutiérrez, Matías Zaldivia, Jonathan Villagra e Felipe Loyola; Vicente Pizarro, Alfred Canales e César Pérez; Alexander Aravena, Damián Pizarro e Maximiliano Guerrero. Técnico: Eduardo Berizzo.

Brasil: Mycael; Miranda, Arthur Chaves, Michel e Patryck; Ronald, Igor Jesus e Guilherme Biro;  Marquinhos, Figueiredo e Gabriel Pirani. Técnico: Ramon Menezes.