Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Pan-Americanos: Brasil derrota Chile nos pênaltis, fatura o ouro e encerra tabu

Josias Pereira
Mycael fez o gol do ouro brasileiro em disputa contra o Chile
Mycael fez o gol do ouro brasileiro em disputa contra o ChileLesley Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira bateu o Chile nos pênaltis por 4 a 2 e conquistou o ouro no futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos, em jogo disputado neste sábado (4), no estádio Sausalito, em Viña del Mar. A decisão encaminhou-se para a disputa na marca da cal após o 1 a 1 no tempo regulamentar e a permanência do empate na prorrogação.

O futebol masculino voltou a conquistar o título pan-americano depois de 36 anos. Curiosamente, a última medalha de ouro veio em vitória sobre os chilenos, consagrando a equipe que era comandada por Carlos Alberto Silva e tinha jogadores como Taffarel, Raí e Evair. 

Veja como foi Chile 1 (2) x (4) 1 Brasil no Flashscore

Este é o quinto ouro do futebol masculino brasileiro na história dos Jogos Pan-Americanos. Além da conquista deste ano, a Seleção venceu em 1967, 1975, 1979 e 1987. 

A conquista ainda representou a medalha 200 do Brasil na atual edição dos Jogos Pan-Americanos. Foram 64 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. É a melhor campanha do país em Pan-Americanos. 

Brasil sofre, mas Ronald e Mycael brilham em dia histórico

Ronald fez o gol de empate da Seleção Brasileira
Ronald fez o gol de empate da Seleção BrasileiraLesley Ribeiro/CBF

Não foi um bom jogo do Brasil, que saiu atrás no placar no fim do primeiro tempo, em gol anotado por Guerrero para o Chile. A Seleção comandada por Ramon Menezes precisou encontrar soluções no segundo tempo para subir seu nível técnico e também encarar a pressão da torcida local, que lotou o estádio Sausalito. 

Mas, próximo ao fim do tempo regulamentar, o time conseguiu o empate com Ronald, levando o jogo para a prorrogação. O 1 a 1 se manteve e a disputa da medalha foi para os pênaltis. 

Brilhou a estrela do goleiro Mycael, do Athletico Paranaense, especialista na marca da cal. Ele defendeu um pênalti, viu os chilenos desperdiçarem uma cobrança e fez o arremate final, convertendo sua cobrança e determinando o título pan-americano para a Seleção.