Atuação de gala no Bernabeu foi a prova definitiva da explosão de Chukwueze

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atuação de gala no Bernabeu foi a prova definitiva da explosão de Chukwueze

Chukwueze trouxe à tona todo seu repertório contra o Real Madrid
Chukwueze trouxe à tona todo seu repertório contra o Real MadridPIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
O nigeriano Samu Chukwueze, autor de dois gols na vitória do Villarreal, neste sábado, fora de casa, sobre o Real Madrid, está superando, de longe, seu próprio recorde em sua quinta temporada na elite do futebol espanhol, apesar de ter apenas 23 anos. Não lhe faltarão ofertas atraentes e tentadoras na próxima janela de transferência de verão, especialmente porque seu contrato expira em 2024.

Samu Chukwueze tem todas as qualidades necessárias para estar entre as melhores do mundo. Ele é rápido, tem muita coragem, dribla sem limites, sabe como ajudar seus companheiros de equipe e não se afasta do gol. Todas estas virtudes já estavam em seus primeiros dias com a equipe principal, mas nos últimos meses ele deu o salto definitivo graças à melhoria de dois aspectos fundamentais: a tomada de decisão e a tão exigida regularidade.

O Villarreal venceu no Santiago Bernabéu, apesar de ter ficado duas vezes atrás no placar. Havia contas a ajustar: a da Copa do Rei, com Los Groguets se vingando em novo confronto. É verdade que o Real Madrid está praticamente fora da corrida pelo título e a LaLiga é, agora, a última de suas prioridades. Mas isso não diminui o lado de Quique Setién, já que Karim Benzema, Vinicius Júnior, Courtois e cia estavam todos presentes.

Seus 13 gols e 12 assistências na temporada atual falam por si. Chukwueze ainda tem espaço para continuar a somar às suas estatísticas, que o colocam como o segundo maior artilheiro de sua equipe, apenas atrás de José Luis Morales (15). Além disso, os recentes gols lhe permitem dizer que Los Blancos são sua vítima favorita nesta temporada.

Uma coisa muito clara é que Chukwueze gosta dos grandes palcos. Além de ter ido bem contraos atuais campeões europeus, ele também pode se vangloriar de ter marcado contra o no Bayern de Munique, evitando a prorrogação nas quartas de final da Liga dos Campeões. Ele também marcou três gols contra o Barcelona em sua carreira, embora nenhum deles tenha resultado em uma vitória - um empate e duas derrotas.

Renovar ou sair...

Seu contrato com o La Cerámica termina em pouco mais de um ano. Portanto, o clube vai querer que ele renove o mais rápido possível para garantir sua continuidade, mas a própria decisão de Samu desempenhará um papel crucial em seu futuro. Se ele quiser se mudar, os Groguets tentarão fazer com que ele o faça durante a próxima janela de transferência, a fim de obter uma quantia significativa de dinheiro. Se ele ficar e não renovar, sairá de graça e não deixará nada nos cofres.

Chukwueze dá o salto esperado
Chukwueze dá o salto esperadoFlashscore

Sua cláusula é de 100 milhões de euros a partir de 2019, ano em que ele foi fortemente protegido contra uma hipotética explosão que chegou em 2023 após algumas dicas, mas quase cinco anos depois a situação é diferente. A família Roig agora tem menos poder diante de uma possível negociação e o desejo do jogador valerá ainda mais que o normal, justamente por causa dessa situação contratual.

Se existe um mercado poderoso, é a Premier League, onde aqueles que lutam para evitar o rebaixamento têm grande força financeira. Os clubes ingleses são a principal ameaça para manter Samu pelo maior tempo possível, uma tarefa que não é fácil. Ele não seria o primeiro a fazer as malas e se mudar para o Reino Unido: Fornals foi vendido ao West Ham por 27 milhões de euros e Nicolas Jackson ficou muito perto de se transferir para o Bournemouth.