Barcelona bate Espanyol, afunda rival e conquista seu 27º título de LaLiga
Com quatro jogos e 12 pontos em disputa, os 14 de vantagem do Barcelona para o Real Madrid garantem mais uma conquista para os culés. A taça espanhola coroa o trabalho feito pelo ídolo barcelonista Xavi, que conquistou seu primeiro grande título como treinador.
Do outro lado de Barcelona, o Espanyol está próximo do rebaixamento. Quatro pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Valladolid, a situação do lado azul da Catalunha é dramática.
Veja a classificação atualizada do Campeonato Espanhol
Já campeão, o Barcelona faz a festa do título contra a Real Sociedad, no Camp Nou, na próxima rodada. O Espanyol visita o bom Rayo Vallecano em jogo crucial para a permanência.
Título de LaLiga após 3 anos
O Barcelona volta a conquistar o título espanhol após três anos, o primeiro após a saída de Lionel Messi do clube. Nos três últimos campeonatos, o Real Madrid venceu dois (2019/20 e 2021/22) e o Atlético de Madrid, um (2020/21).
Este é o 27º título do Barça, o segundo maior campeão espanhol, atrás apenas do arquirrival Real Madrid (35). Neste século, o Barcelona lidera a contagem com 11 títulos, três a mais que os merengues.
Os números do campeão
- 27 vitórias (34 jogos)
- 4 empates
- 3 derrotas
- 64 gols marcados
- 13 gols sofridos
- 4 rodadas de antecedência
Lewandowski decide jogo do título
A empolgação da torcida do Espanyol para atrapalhar a conquista do Barcelona motivou os donos da casa por apenas 11 minutos, até que Robert Lewandowski abriu o placar. A brutal diferença técnica fez o ataque do Barça prevalecer sobre as linhas defensivas dos pericos.
Sempre em jogadas pelas ponta, os visitantes construíram mais dois gols na etapa inicial, com Alejandro Balde, que finalizou de cabeça cruzamento de Gavi, e Lewandowski, de novo, após passe de Raphinha. O polonês se isolou ainda mais na artilharia de LaLiga e chegou aos 21 gols, quatro a mais que o vice-líder, Karim Benzema.
No segundo tempo, sem tirar o pé, o Barcelona fez o quarto, com Jules Koundé. O Espanyol fez dois, de honra, com Javi Puado e Joselu. Os blaugranas não faziam quatro gols no rival local desde 2018, quando venceram por 4 a 0 em LaLiga.