Barcelona só empata com o Rayo Vallecano e se complica em LaLiga
Com 31 pontos, o Barcelona pode assistir ao líder Girona e ao vice Real Madrid se distanciarem. O time de Xavi não vence o Rayo Vallecano por LaLiga desde 2019, um tabu que já dura cinco partidas. Na terça-feira (28), o Barça tem jogo decisivo contra o Porto na Liga dos Campeões.
Veja a classificação atualizada de LaLiga
O Rayo Vallecano perdeu uma oportunidade de ouro de encerrar um jejum de dois meses sem vencer em casa. A última vitória ocorreu no dia 15 de setembro, contra o Alavés. O ponto conquistado coloca o Rayo na primeira metade da tabela, em 8º. No dia 2 de dezembro, a equipe visita o Athletic Bilbao no País Basco.
Bomba de Unai
Com atuações questionáveis há algumas rodadas, o Barcelona se surpreendeu com o ritmo do Rayo Vallecano. O ímpeto dos mandantes deixou os catalães muito desconfortáveis na primeira etapa. A marcação alta quebrava as linhas de passe da saída de bola do Barça e não deixava que as jogadas fossem construídas. O pouco de construção era fruto de arrancadas individuais.
Já que o Rayo conseguiu frear qualquer construção dos comandados de Xavi, o passo seguinte era começar a incomodar para sair na frente. A primeira oportunidade veio dos pés de Óscar Valentín, facilmente defendida por Iñaki Peña. Já próximo do intervalo, o gol saiu. Depois de cobrança de falta na área, a bola sobrou quicando para Unai López e ele acertou uma bomba para colocá-la no canto esquerdo.
Barcelona cresce e empata
Cansado para exercer a pressão da primeira etapa, o Rayo Vallecano baixou as suas linhas após o intervalo e chamou o Barcelona para perto da sua área. Precisando ao menos do empate, os culés se lançaram ao ataque e foram aumentando a pressão à medida que o tempo passava.
Xavi trocou Lamine Yamal por Raphinha, e o brasileiro acertou a trave no seu primeiro lance. No rebote, Roberto Lewandowski obrigou Stole Dimitrievski a operar um milagre. Pouco depois, em subida pelo lado esquerdo, Alejandro Balde cruzou buscando Lewandowski e Florian Lejeune desviou contra para o gol. Após o empate, o Barcelona ainda tentou a virada, mas sem sucesso.