Barcelona vence Rayo Vallecano e garante vice da LaLiga com uma rodada de antecedência
O objetivo de momento do Barcelona foi cumprido: vencer para, se possível, confirmar a vice-liderança da Liga. O Girona estava no encalço, esperando um tropeço para ir além do sonho construído na atual temporada de brigar de frente com os grandes.
Já que o título do Barcelona não veio, com o rival Real Madrid não dando muitas chances, o que resta é se contentar com a segunda posição.
A vitória não ameniza a turbulência do clube, que não sabe quem será o treinador na próxima temporada. Depois de ter sua permanência garantida, o técnico Xavi Hernández pode não prosseguir.
Declarações recentes incomodaram a diretoria, que parece considerar uma troca no comando. O treinador, antes e durante o duelo, teve apoio da torcida, que criticou o alto escalão do clube.
O Rayo fechou a LaLiga na 16ª posição, garantido na elite na próxima temporada, com cinco pontos acima do Z3. Foram apenas oito vitórias em 37 jogos.
Veja os detalhes de Barcelona x Rayo Vallecano
Sem convencer
O Barcelona voltou a não encantar. Diante de um time da parte de baixo da tabela, o time da casa conseguiu se complicar, mesmo saindo na frente com apenas 2 minutos de jogo.
A bola precisa de Yamal no peito de Lewa fez o polonês dominar e fuzilar para tirar o zero do placar. Em campo, o Barcelona tinha trabalho para se impôr, deixando o Rayo gostar do jogo e acreditar em tirar pontos no Estádio Olímpico.
Este "feito" também foi conquistado por outros times de menor expressão na temporada. O goleiro ter Stegen, do Barcelona, precisou aparecer por mais de uma vez para segurar o resultado.
Confira a classificação atualizada da LaLiga
Sprint pra matar o jogo
No segundo tempo, a morosidade do Barça seguiu. Uma jogada individual de João Félix, aos 27 minutos, fez a vantagem dobrar. Ele entortou dois zagueiros antes do rebote, que teve Pedri batendo no alto para fazer o segundo.
Três minutos depois, um longo e preciso lançamento do zagueiro Araújo deixou Pedri em boa condição de fazer o terceiro, com a vitória e o vice sendo confirmados.
O sprint final do Barça no jogo diminuiu o perigo de um tropeço. A atuação nos 90 minutos deixou a desejar, com muito devendo ser consertado para a próxima temporada.