Benzema marca na despedida, e Real Madrid empata com Athletic Bilbao
O Real Madrid terminou LaLiga como vice-campeão, com 78 pontos, atrás do Barcelona. A equipe manteve a posição devido ao tropeço do Atlético de Madrid, que cedeu empate em 2 a 2 ao Villarreal nos acréscimos. Barça, Real e Atleti estão garantidos na Liga dos Campeões, assim como a Real Sociedad (4ª).
Confira a classificação final do Campeonato Espanhol
Já o Athletic Bilbao acabou em 8º, com 51 pontos, e não conseguiu a classificação para a Liga Conferência. O time basco ficou atrás do Osasuna, que venceu o Girona por 2 a 1 e carimbou a vaga na competição europeia.
O adeus do ídolo
Para o Real Madrid, o resultado do jogo ficou em segundo plano. O domingo no Santiago Bernabéu foi de despedida de Karim Benzema, um dos maiores ídolos da história do clube. O francês fez o gol do adeus aos 27 minutos do segundo tempo, de pênalti.
De imediato, Carlo Ancelotti promoveu a saída de Benzema, para que o atacante fosse ovacionado pela torcida. Em seu lugar, entrou outra lenda madridista, Luka Modric, que deve assumir a braçadeira de capitão. O camisa 9 se despediu do Real Madrid com os seguintes números:
- 648 jogos
- 354 gols (segundo maior artilheiro)
- 151 assistências
- 25 títulos (recordista ao lado de Marcelo)
Asensio também se despede
Benzema não foi o único a fazer sua última partida com a camisa do Real. Marco Asensio, que teve a saída oficializada no sábado (3), entrou no segundo tempo para fazer sua despedida. Nos acréscimos, Ancelotti também tirou o camisa 11 para que ele fosse aplaudido. Em fim de contrato com os merengues, Asensio deve assinar com o Paris Saint-Germain.
O jogo
Diante de um Real Madrid sem muitas aspirações, o Athletic Bilbao foi superior na partida. O time basco teve um pênalti a seu favor logo aos 10 minutos, mas Courtois defendeu a cobrança de Mikel Vesga. O goleiro fez várias defesas difíceis e foi o melhor em campo.
O Athletic abriu o placar aos quatro minutos do segundo tempo. Após Courtois operar mais um milagre, Sancet pegou o rebote e mandou para dentro. Aos 26, Yuri Berchiche acertou o braço em Éder Militão dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Benzema bateu no meio do gol e deixou tudo igual.