Como Lenglet e Umtiti, com contratos até 2026, viraram problemas para o Barça
A incerteza financeira do Barcelona não é a melhor maneira de convencer as contratações mais desejadas, mas isso foi colocado em segundo plano para İlkay Gündoğan, que está a apenas um passo de assinar com o clube culé. A questão do registro em LaLiga será um assunto à parte, embora ainda faltem quase dois meses para o início da temporada, portanto, há bastante tempo.
Clément Lenglet e Samuel Umtiti se tornaram dois grandes problemas para os blaugranas porque ambos não possuem mais lugar no time e têm vínculo até 2026, o que significa que eles podem permanecer no clube por mais três temporadas. Ambos foram emprestados ao exterior - Tottenham Hotspur e Lecce, respectivamente - e desempenharam um papel de liderança.
A situação de Lenglet
Ele atuou em 35 partidas durante toda a temporada, portanto, foi uma peça importante em um clube que teve um desempenho abaixo do esperado. Ele é um jogador que, devido à sua carreira e idade (28 anos), possui uma boa reputação dentro do futebol europeu.
No entanto, vem sendo difícil encontrar uma equipe disposta a pagar seus vencimentos, além dos valores pedidos pelo Barcelona, o que significa que as opções de transferência são reduzidas. Sem ir mais longe, o Tottenham assumiu o controle do francês com a condição de que o Barça assumisse uma parte de seus salários.
Apesar da inesperada "ressurreição" de seu companheiro de equipe, entre os dois, Lenglet seria o mais bem posicionado para permanecer no time do Barça. Deixando de lado a questão econômica e olhando exclusivamente para o aspecto esportivo, a verdade é que o setor defensivo do time culé está mais do que coberto (Ronald Araujo, Jules Koundé, Eric García, Andreas Christensen e até mesmo o curinga Marcos Alonso).
Umtiti, uma melhora inesperada
Ele saiu na janela de transferências de verão para a Série A e poucos esperavam que ele terminasse a temporada 2022/23 como parte indispensável de uma equipe que conseguiu se salvar do rebaixamento. Foram 25 partidas no total para o jogador da seleção francesa, 10 delas consecutivas e com apenas um minuto de descanso (já na última rodada). Portanto, pode-se dizer que ele terminou em um alto nível físico, o que lhe abre as portas para permanecer em algumas competições importantes na Europa.
Umtiti aceitou uma proposta discreta do clube: renovar seu contrato até 2026 e, em troca, receber uma quantia menor de dinheiro. Foi uma medida urgente para poder liberar Ferran Torres, que chegou do Manchester City sem a certeza de estar liberado para jogar. A equipe do Camp Nou conseguiu estender seu fair play em troca de um contrato bastante extenso com um jogador irrelevante que agora o Barcelona está tentando se desfazer novamente.