Conheça seis jogadores a serem observados nos times recém-promovidos à LaLiga
Abaixo, o Flashscore analisa dois jogadores de Granada, Las Palmas e Deportivo Alavés para avaliar o impacto que podem causar na primeira divisão na próxima temporada. A preferência é dada àqueles que são menos conhecidos e que tiveram pouca ou nenhuma experiência na LaLiga Santander.
Bryan Zaragoza - Granada
Ele se destacou no time reserva do Nazarí meses atrás - sete gols em seis jogos - e ganhou o direito de ter um lugar no time principal. Zaragoza teve um desempenho de alto nível na quarta divisão, dois níveis abaixo do que se esperava dele no futebol profissional. Portanto, havia dúvidas razoáveis sobre o que ele poderia oferecer na 2ª divisão.
Ele disputou 34 partidas na atual campanha e marcou cinco gols, três deles nas últimas três rodadas. No caso dele, portanto, o quando é mais importante do que o quanto. Sem números espetaculares, Bryan, que já renovou seu contrato até 2027, tornou-se um jogador fundamental para a promoção. Seu fantástico gol em Miranda del Ebro, com vários dribles na área e uma finalização fantástica em seguida, reflete todo o repertório que ele pode colocar em campo.
Myrto Uzuni - Granada
Ele não é a maior descoberta porque já fez sua estreia na temporada 2021/22 depois de desembarcar na janela de transferências de inverno, e ainda teve tempo de estrear na divisão de ouro. E também castigou a Espanha com a camisa da Albânia, e não há melhor apresentação do que essa, mas a verdade é que ele não conseguiu fazer a diferença. A adaptação tinha de ser imediata e esse processo às vezes leva um pouco mais de tempo.
Uzuni foi o artilheiro da segunda divisão, com um total de 23 gols, a grande maioria no Nuevo Los Cármenes. Ele tem muito para crescer em seu desempenho fora de casa, mas isso não importa ao atingir uma marca tão alta. Não lhe faltarão pretendentes por ter alcançado a excelência, embora tenha um contrato até 30 de junho de 2026. Sua verticalidade e seus dribles são armas letais.
Alberto Moleiro - Las Palmas
Vinculado ao Barcelona em várias ocasiões, ele terá a oportunidade de estrear na divisão de ouro, salvo uma mudança de direção com seu clube de origem. Ele mal perdeu alguns jogos durante toda a competição e tem sido um dos titulares nas escalações de García Pimienta. O fato mais negativo: ele não marcou nenhum gol em 40 partidas.
Moleiro, com oito assistências, é um jogador talentoso que gosta de encontrar espaço para passar pelas linhas. Ele tem talento em abundância, a principal razão pela qual esteve nas equipes de base da Espanha (sub-19 e sub-21). É claro que ele terá de olhar mais para o gol para atrair ainda mais atenção. Algo semelhante está acontecendo - agora em menor grau do que antes - com seu compatriota Pedri González, que também está brilhando, apesar de não ser o artilheiro.
Pejiño - Las Palmas
O ex-jogador do Sevilla, que jogou algumas partidas pelo time juvenil, estabeleceu-se como uma figura-chave no jogo dos Canários. Ele colocou a bola na rede em seis ocasiões e deu o passe final em outras quatro. Aos 26 anos de idade, talvez no ponto ideal de maturidade, ele terá a recompensa de visitar os melhores campos da Espanha.
Se não houver surpresas, ele será uma parte essencial da equipe da ilha dentro de alguns meses. É sabido que na segunda divisão o futebol é mais difícil e isso é um fardo para os jogadores mais talentosos, e é por isso que Pejiño chega à elite como um dos nomes mais interessantes. Além disso, neste ano, ele deu um passo à frente em termos de jogos disputados porque evitou lesões, que prejudicaram sua continuidade na temporada anterior.
Jon Guridi - Deportivo Alavés
O meio-campista se tornou parte da espinha dorsal de Luis García Plaza, que continuará no comando do clube. Ele não teve toda a continuidade que desejava na Real Sociedad, onde o nível é muito alto, mas apresentou lampejos de qualidade e ganhou a confiança da equipe. Ele disputou 42 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.
Guridi é o clássico "6" que está longe da área rival e, por isso mesmo, seus números não se destacam. Por outro lado, ele garante uma saída de bola limpa em sua assistência aos zagueiros. Ele já mostrou todas as suas habilidades quando foi emprestado ao Mirandés. Agora, ele está de volta à primeira divisão.
Abdelkebir Abqar - Deportivo Alavés
O Alavés surgiu como o quarto melhor time na defesa, pelo menos de acordo com as estatísticas. Se esquecermos a temporada regular, não há como ignorar o fato de que eles sofreram apenas um gol nos quatro jogos dos playoffs. E os principais culpados por esse ótimo desempenho, é claro, são os laterais e o goleiro (Antonio Sivera).
O goleiro tornou-se titular no Campeonato Europeu Sub-21 que La Rojita venceu em 2019 e é um pouco mais conhecido, mas há um jogador, Abdelkebi Abqar, praticamente sem experiência no futebol profissional até o momento, que se tornou uma das principais surpresas. Ele estava esperando sua vez no time, e foi aos 23 anos - agora com 24 - que ele deu um passo à frente. Um bom jogador na defesa, sem malabarismos ou extravagâncias, também almeja ter continuidade após o acesso.