De "Iniestazo" a gol de título na Copa: 5 momentos inesquecíveis da carreira de Iniesta
Técnica, drible, velocidade, condução: Iniesta era um meio-campista completo. Em sua galeria de títulos estão uma Copa do Mundo (com gol decisivo), quatro Ligas dos Campeões e duas Eurocopas.
Saiba mais sobre a aposentadoria de Iniesta
O agora ex-jogador foi peça fundamental da geração de ouro da Espanha e um dos pilares do Barcelona de Guardiola, que dominou o planeta com o tiki-taka e o jogo de posse de bola.
O craque era tão respeitado pelos adversários que chegou a ser aplaudido pelo Santiago Bernabéu na goleada de 4 a 0 do Barça sobre o Real Madrid, em 2015.
Confira abaixo os cinco momentos mais marcantes da carreira de Iniesta.
1) "Iniestazo" em Stamford Bridge
Um dos gols mais icônicos do Barcelona neste século. Nos acréscimos de uma semifinal dificílima e polêmica contra o Chelsea de José Mourinho, Iniesta acertou um chutaço da entrada da área que levou o Barça à final da Champions 2008/09. Na decisão, os catalães venceram o Manchester United e conquistaram o título.
2) Gol em final de Copa do Mundo
Decidir uma final de Copa do Mundo com um belo voleio é para poucos. Após uma série de lesões na temporada 2009/10 com o Barcelona, Iniesta se recuperou na África do Sul e marcou o gol do título inédito da Espanha, sobre a Holanda. Na comemoração, homenageou Dani Jarque, do Espanyol, que morreu em 2009 por um ataque cardíaco.
3) Despedida emocionante no Barça
Iniesta saiu do Barcelona em 2018 com uma despedida emocionante. O meia deixou o clube de sua vida após conquistar LaLiga e Copa do Rei, sendo decisivo em ambos. O craque fez um gol na final do torneio de mata-mata, contra o Sevilla, e foi aplaudido de pé no Metropolitano. No último jogo no Camp Nou, a imagem de Iniesta sozinho no gramado ganhou o mundo.
4) Show na Euro 2012
O bicampeonato consecutivo da Espanha na Eurocopa teve várias estrelas. E Iniesta foi uma das principais. O meia encantou os torcedores em todo o torneio e fez uma final magistral contra a Itália, na goleada por 4 a 0. Ainda na fase de grupos, diante da Croácia, o craque protagonizou uma cena marcante ao sair com a bola nos pés quando era marcado por quatro adversários.
5) Decisivo na final da Champions 2005/06
Em 2006, quando começava a se firmar no time principal do Barcelona, Iniesta ganhou relevância ao atuar em grande nível na final da Liga dos Campeões contra o Arsenal, vencida pelo Barça por 2 a 1. O meia entrou no segundo tempo, quando os catalães perdiam por 1 a 0, e ajudou a construir a virada.