"El Clásico" entre Barcelona e Real Madrid é marcado pela igualdade
É certamente a rivalidade mais importante de todos os tempos no futebol espanhol. Neste sábado, 28 de outubro, ela viverá sua 255ª edição em no Estádio Olímpio de Montjuic.
O primeiro desses clássicos foi disputado no Hipódromo de los Altos de la Castellana, hoje Nuevos Ministerios (muito próximo ao Santiago Bernabéu), diante de 2.000 espectadores.
A partida terminou com a vitória do Barcelona por 3 a 1, com gols de Witty-Meyer, do alemão Udo Steinberg (algumas fontes colocam o alemão como autor de dois gols), que também desempenharia um papel importante como editor do Mundo Deportivo, e do suíço Hans Gamper, fundador do time catalão em 1899.
A partir desse momento, as duas equipes começaram a se enfrentar de forma recorrente até os dias de hoje. Em 121 anos de confrontos, os "Merengues" obtiveram 102 vitórias, os Culés 100 e um total de 52 empates.
Na LaLiga, competição em que acontece o El Clásico deste fim de semana, o saldo é de 77 vitórias para o Real Madrid e 74 para o Barcelona. Em 35 ocasiões, houve empate. O jogo deste sábado será a 187ª partida entre as duas equipes no campeonato nacional.
Um nome recente
A verdade é que o nome com o qual essa partida é chamada atualmente é relativamente recente. O nome não foi dado até a década de 1990, mas criou raízes no início dos anos 2000.
Demorou tanto para chegar lá porque, historicamente, era considerado El Clásico quando o Madri jogava contra o Athletic Club, que era o confronto mais repetido entre os clubes espanhóis até a temporada 2011/12. Bascos e madrilenhos haviam se enfrentado 215 vezes antes disso, mas em dezembro de 2011, foi a vez da superação.
Voltando ao sábado, nas outras duas competições principais, há uma parcela de sucesso. Os "Merengues" mais uma vez dominam a Liga dos Campeões com três vitórias, contra duas vitórias e dois empates dos Azulgranas. Na Copa do Rei, o Barça venceu 16 jogos, contra 13 de seus adversários, e o saldo é completado com oito empates.