Entenda o plano mental e físico do Real Madrid para Arda Güler, a joia turca
Os rumores já apontavam para um novo caso Prosinecki. Para quem não se lembra, o meio-campista croata, que anos depois jogaria no Barcelona, assinou com o Real Madrid como um dos maiores talentos não só da Europa, mas do mundo.
Mas ele vestiu a camisa branca e sofreu durante meses com uma série de lesões musculares que, mesmo quando ele se recuperou, o impediram, por exemplo, de chutar de longe com medo de quebrar a perna. Obviamente, ele não teve sucesso.
O fato de Güler, uma das sensações da pré-temporada merengue, ter se lesionado sem fazer sua estreia pelo Real não preocupou muito o clube, mesmo após uma cirurgia, já que o desconforto no menisco continuou com o tratamento conservador.
E então, entre nervosismo, responsabilidade, juventude e o desejo de provar sua qualidade, Güler sofreu uma ruptura do músculo reto abdominal da perna esquerda.
Apoio moral, reforço muscular
Mas o Real Madrid tem um plano, e ele já está em andamento. O primeiro é acalmar e apoiar o jogador. Ficou claro que ele não foi contratado por apenas um ano, mas para marcar uma era, portanto, algumas semanas ou alguns meses sem jogar não significam nada, pois seu desempenho é visto a longo prazo.
Depois disso, além de reabilitar a região lesionada, seus músculos foram fortalecidos com um plano específico para ganhar massa na área que é tão perigosa para os jogadores. Sempre levando em conta sua idade: apenas 18 anos.
E então, pouco a pouco, Güler foi incorporado à dinâmica do grupo. Embora as reações do jovem turco fossem muito boas, seu ímpeto foi desacelerado para que pudesse ir passo a passo, sem forçar demais ou variar o plano. Tudo para reduzir ao máximo - embora em qualquer atividade física sempre haja um risco - a possibilidade de uma recaída.
Durante a Data FIFA, ele seguiu o planejamento, intensificando as atividades. Nesta segunda-feira (16) ele treinou normalmente e no mesmo ritmo dos seus companheiros de equipe. Mesmo assim, embora ele possa ser incluído no elenco para a partida contra o Sevilla, sua participação só aconteceria em condições que não exigissem da sua musculatura.