Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ex-meia Deco assina contrato de três anos para ser diretor esportivo do Barcelona

César Suárez
Deco, junto com Laporta, presidente do Barça
Deco, junto com Laporta, presidente do BarçaFC Barcelona
Anderson Luis de Souz (45), mais conhecido como Deco, assinou nesta quarta-feira um contrato de três anos com o Barcelona como diretor esportivo.

Embora ele já trabalhe no clube há vários meses, somente agora, em 16 de agosto, o clube oficializou o acordo para sua incorporação à estrutura esportiva.

Deco terá poderes máximos para controlar a configuração do elenco, bem como para definir a filosofia esportiva do Barcelona. Ele será o "chefe do departamento de futebol", conforme anunciou a entidade blaugrana.

Vale lembrar que, em 2 de maio, Mateu Alemany, diretor de futebol, renunciou às suas responsabilidades para se juntar ao Aston Villa com o compromisso de continuar ajudando o Barça durante o mercado de transferências, até 2 de setembro. Mas acabou por se arrepender e ficar.

Deco e Laporta, após a assinatura do contrato
Deco e Laporta, após a assinatura do contratoFC Barcelona

Foi então que eles contrataram Deco, um ex-jogador do Barça, para ocupar seu cargo. Depois, Jordi Cruyff também saiu de surpresa e o português vem fazendo seu trabalho durante a atual janela de transferências.

Foi somente nesta quarta-feira, 16 de agosto, que o Barcelona oficializou a contratação do novo diretor esportivo por três anos. Quanto a Mateu Alemany, ele poderá ser remanejado para outras funções se não acabar saindo definitivamente, o que é a opção mais provável no momento.

Declaração do Barcelona

"O FC Barcelona e Anderson Luis de Souza "Deco" chegaram a um acordo para sua incorporação ao clube.

O jogador do time principal entre 2004 e 2008 assinou um contrato como diretor esportivo do clube para as próximas três temporadas.

Deco será o encarregado da filosofia esportiva do FC Barcelona e será responsável pela formação do elenco junto com o treinador e a equipe técnica, além de se tornar o chefe da seção de futebol.

Essa incorporação está de acordo com o comunicado emitido em 2 de maio, no qual o presidente e o diretor do Departamento de Futebol, Mateu Alemany, concordaram com sua liberação de suas responsabilidades no final da atual janela de transferências, em 2 de setembro.

De acordo com o comunicado, Deco e Mateu Alemany trabalharão juntos até o final da janela de transferências de verão.

Nas próximas semanas, o clube detalhará a estrutura esportiva do FC Barcelona".