Exclusivo: Fran García, do Rayo, fala sobre ida ao Real Madrid e elogia Vini Jr.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Exclusivo: Fran García, do Rayo, fala sobre ida ao Real Madrid e elogia Vini Jr.

Fran García comemora o gol contra o Barcelona por LaLiga
Fran García comemora o gol contra o Barcelona por LaLigaProfimedia
O lateral esquerdo Fran García (23), do Rayo Vallecano, tem sido uma das revelações da temporada 2022/23 de LaLiga. Intenso, rápido e incansavelmente ofensivo, ele ganhou as manchetes recentemente ao marcar gols contra o Barcelona e o Atlético de Madrid.

Fran García passou sete anos nas categorias de base do Real Madrid. Mais tarde, deixou o Real Madrid Castilla (time B do Real) em busca de novos horizontes. Em suas três temporadas como jogador do Rayo Vallecano, evoluiu tanto que Carlo Ancelotti e a diretoria do Real Madrid tomaram a decisão de trazê-lo de volta ao clube.

O Real era dono de 50% de seus direitos e só precisará pagar cinco milhões de euros para garantir o jogador. Como resultado, na próxima temporada, Fran García vestirá a famosa camisa branca do Real mais uma vez. O Flashscore teve a oportunidade de falar com ele com exclusividade.

Como um futuro madridista, o que você achou do confronto contra o City pela Liga dos Campeões?

Foi muito equilibrado e disputado. Foi uma partida de enorme magnitude, e os torcedores gostam desse tipo de jogo entre duas equipes como essas.

Você acha que o Real Madrid merecia mais do que um empate ou foi um resultado justo para ambas as equipes?

O que eu vi foi que o City teve mais posse de bola, especialmente na primeira meia hora, mas quando o Madrid entrou na área, criou mais perigo e, no final, pressionou bastante. Foi incrível poder assistir a uma partida de tão alto nível como espectador.

Como você vê o jogo de volta no Etihad?

Está muito aberto e tudo pode acontecer. Eu diria que, apesar do fato de o Real Madrid estar jogando fora de casa, está 50/50. Quem se preparar melhor e tiver o melhor dia, vencerá.

Vinícius é top 3 do mundo

Você é um lateral e enfrenta muitos pontas. O que acha de Vinícius Júnior e de sua atual forma?

No momento, ele está entre os três melhores do mundo pela influência que tem no jogo e por todas as chances que gera em cada partida. Ele é incrível. É difícil encontrar um jogador no mundo que seja mais influente do que ele no momento.

Você o coloca no mesmo nível de Erling Haaland e Kylian Mbappé?

Sim, sem dúvida. Com o que Vinicius está mostrando, no momento, você pode dizer que eles são os três grandes do futebol atual.

Camavinga em destaque

Camavinga começou a jogar na mesma posição que você, como lateral-esquerdo. Sendo um meio-campista de origem, o que você acha do desempenho dele nessa posição?

Conversei sobre isso com vários colegas de equipe e jogadores de outros times da LaLiga, e todos concordamos que ele é incrível. Para um jogador que quase nunca jogou nessa posição, seu desempenho tem sido excelente.

Você estará no Real Madrid na próxima temporada. Acha que está pronto para ser titular em um time tão exigente?

Quando chegar a hora, veremos, mas tenho confiança em mim mesmo. No momento, sou jogador do Rayo Vallecano até o final da temporada e tenho de pensar nisso. Tenho de estar pronto para enfrentar todos os desafios que surgirem e para lutar se tiver de conquistar meu lugar.

Fran García será jogador do Real Madrid nas próximas temporadas
Fran García será jogador do Real Madrid nas próximas temporadasFlashscore

O Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso, estava muito interessado em você, mas preferiu esperar. Voltar ao Real Madrid é a oportunidade de sua vida?

Estar no time principal do Real Madrid sempre foi um sonho para mim. Passei muitos anos na base e, desde que saí, meu objetivo era voltar um dia. Mas agora tenho de manter os pés no chão, ser humilde e esperar que seja oficial.

Quando isso acontecer, ficarei muito feliz e lutarei ao máximo se estiver lá, assim como estou fazendo agora com o Rayo, a quem devo muito. Meu foco está totalmente em terminar a temporada da melhor maneira possível com a minha equipe.

Em seus sete anos na base do Real Madrid, com quais outros jogadores de futebol famosos você jogou?

Com Fede Valverde, Achraf Hakimi, Óscar Rodríguez, Álvaro Fidalgo. Tive a sorte de conhecer alguns jogadores muito bons durante meu período no Real.

Vamos falar sobre o Rayo. É uma equipe muito humilde, com um dos menores orçamentos da liga e ainda assim com chance de chegar às vagas europeias. Isso é quase um milagre?

Não sei se chamaria isso de milagre, mas nossa temporada está indo muito bem. Cumprimos nossos objetivos e agora sonhamos em nos classificar para as competições europeias. Vamos lutar por esse objetivo até o fim.

A classificação de LaLiga antes da 34ª rodada
A classificação de LaLiga antes da 34ª rodadaFlashscore

O que você aprendeu nos três anos no Rayo que mais o ajudará no futuro?

Você sempre tem de ser uma esponja e aprender em cada lugar onde estiver. É isso que eu tento fazer desde criança. Aprender mais a cada dia e dar a melhor versão de mim mesmo. Sou jovem, tenho 23 anos, e ainda tenho muito a crescer. Tento aprender com as pessoas ao meu redor e aproveitar o futebol. Se você perder o sonho, perderá a magia. É por isso que é vital manter essa parte de aproveitar o jogo.

Você tem um ótimo técnico, Andoni Iraola. Como ele o transformou em um jogador melhor?

Foi ele quem me deu a oportunidade de dar meus primeiros passos como profissional e me deu confiança para progredir e crescer como jogador de futebol. Eu precisava de força quando saí do Castilla e ele me deu essa força. Estou com ele há três anos e sou um jogador totalmente diferente daquele que chegou ao Rayo Vallecano. Ele me ensinou muito taticamente, mas o principal foi a confiança que ele me deu desde o início.

Fran García é um dos melhores laterais-esquerdos espanhóis
Fran García é um dos melhores laterais-esquerdos espanhóisFlashscore

Você nunca para de correr em todos os jogos. Sabe quantos quilômetros costuma correr e qual é a sua velocidade máxima?

Não tenho certeza. Acho que em algumas partidas já ultrapassei 11 km de distância percorrida, e minha velocidade máxima é de 34,8 km/h.

Com essa velocidade e essa constância, você consegue imaginar como seria um lado esquerdo com Fran García e Vini Jr. no Real Madrid?

Claro, eu posso imaginar e sonhar com isso. Seria fantástico, mas temos que ir passo a passo, pensar no presente e tentar ser um jogador melhor a cada dia.

Estrear com a seleção espanhola é outro sonho pendente?

Claro que sim. Seria um momento de grande orgulho. Tive o prazer de jogar pela seleção espanhola do sub-16 ao sub-21 e espero ter a oportunidade de jogar um dia com a equipe principal, mas há muita concorrência e é preciso lutar muito. Chegar à seleção nacional seria uma recompensa por todo o meu trabalho duro e, se eu conseguir, será uma grande alegria.

Quem foram seus ídolos no futebol?

Marcelo e Roberto Carlos. Eles foram meus ídolos desde que eu era criança. Convivi com eles durante meus anos na base do Real Madrid e aprendi muito com eles. Eles sempre foram minhas referências.

Theo, Davies ou Alba?

Quem são, em sua opinião, os três melhores laterais-esquerdos do mundo atualmente?

É difícil dizer. Theo Hernández está em um nível impressionante. (Alphonso) Davies, do Bayern de Munique, e (Andy) Robertson, do Liverpool, também. Alejandro Balde e Jordi Alba, do Barcelona, também são muito bons. Alba também tem sido uma referência para mim. Ele não é muito alto, mas é dinâmico e muito ofensivo. É um perfil muito parecido com o meu.

Para quem você daria o prêmio de MVP de LaLiga?

É uma pergunta complicada. Antoine Griezmann está jogando em um nível muito alto. Tanto ele quanto Vinícius estão entre os melhores do mundo no momento. Seria um deles.

Qual é o seu sonho para o futuro?

No curto prazo, classificar o Rayo para a Europa. Esse é o meu sonho agora. Depois disso, outros virão.