Exclusivo: Iñigo Martínez assina com Barcelona; Carrasco depende do fair play
O tio e agente de Iñigo Martínez, Carmelo Sánchez, teve várias reuniões nos últimos meses com Mateu Alemany, diretor de futebol do Barcelona — assim como fez com outros clubes interessados. As dúvidas de Sánchez e da família do jogador se deviam à incerteza pelo cumprimento do fair play financeiro (FPF) e a uma possível punição ao Barça pelo caso Negreira.
No fim das contas, as partes chegaram a um acordo. Martínez realizou exames médicos e assinou um contrato de duas temporadas. O Barcelona considerou este um período adequado para um jogador de 31 anos.
A contratação de Iñigo Martínez foi um pedido do técnico Xavi Hernández, que buscava um zagueiro com este perfil: experiente, forte, agressivo e com boa saída de bola. Iñigo já tem 12 temporadas em LaLiga e atuou 20 vezes pela seleção da Espanha. Com isso, o defensor já conhece vários jogadores que serão seus companheiros no Barça.
Carrasco também pode chegar
Com a posição de zagueiro pela esquerda já coberta, o Barcelona ainda procura oportunidades de mercado. A situação financeira não permite grandes gastos, pois o clube precisa arrecadar 200 milhões de euros para atender aos parâmetros exigidos por LaLiga — vendendo ativos ou jogadores, reduzindo salários ou um pouco de tudo isso.
Nesta política de contenção de gastos, desde que a meta de 200 milhões seja atingida, Yannick Carrasco (29) pode ser contratado por 15 milhões de euros. Esse é o valor que foi definido na transferência de Memphis Depay para o Atlético de Madrid na janela do inverno europeu.
O atacante belga ficaria bastante satisfeito com a transferência, e Xavi adoraria contar com o atleta. Mas tudo depende de como o Barça conseguirá aliviar a pressão financeira e abrir espaço para possíveis chegadas.