Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFPro e ligas europeias denunciam FIFA por calendário internacional

LaLiga, FifPro e ligas europeias denunciam a FIFA
LaLiga, FifPro e ligas europeias denunciam a FIFALaLiga
O sindicato global de jogadores profissionais (FIFPro) e as principais ligas europeias denunciaram a FIFA à Comissão Europeia nesta segunda-feira (14) pelo número de jogos no calendário internacional.

A medida tenta reduzir o número de partidas que os jogadores são obrigados a cumprir e é um ponto de partida firme para fazer frente a uma FIFA que, em algumas ocasiões, chegou a ameaçar reduzir de quatro para dois anos o tempo entre a realização de uma Copa do Mundo e outra. No foco das reclamações está o Mundial de Clubes, que será entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, com um novo formato de 32 equipes na disputa. 

“A nossa posição diante da Comissão Europeia é clara: a FIFA está abusando do seu poder para ditar o calendário dos jogos internacionais e expandir as suas próprias competições, aumentando assim as suas receitas.”, afirmou David Terrier, presidente da FIFPro Europa.

"A FIFPro, as Ligas Europeias e a LALIGA denunciam, à Comissão Europeia, a introdução pela FIFA de um calendário internacional supersaturado, que coloca em risco: o bem-estar dos jogadores de futebol; a sustentabilidade econômica e social das competições nacionais", informou a 'LaLiga Corporativo' pelo X.

O calendário é uma questão sobre a qual os jogadores, os clubes e as federações já tinham reclamado, mas sem força, no passado. Agora, conforme relatado pela LaLiga no canal corporativo, as instituições se uniram para buscar uma solução para o calendário cada vez maior de partidas internacionais no continente.