Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Girona arrasa Barça, vai à Champions e Real Madrid é campeão espanhol pela 36ª vez

Josias Pereira
Girona coroou grande campanha com a classificação à Champions da próxima temporada
Girona coroou grande campanha com a classificação à Champions da próxima temporadaAFP
O Barcelona foi derrotado pelo Girona por 4 a 2 neste sábado (4), no estádio Municipal de Montilivi, pela 34ª rodada de LaLiga, e o Real Madrid soltou o grito de campeão espanhol pela 36ª vez em sua história. O tropeço culé era o que os merengues precisavam para garantir o título com quatro rodadas de antecedência. O Girona também celebrou. Além de mais uma vitória sobre o Barça na temporada, a equipe da casa está garantida na próxima Champions League.

O Barça abriu o placar com Christensen, mas Dovbyk deixou tudo igual. Foi o 20º gol do ucraniano, o artilheiro do Campeonato Espanhol. Ainda no primeiro tempo, Robert Lewandowski, de pênalti, recolocou o time visitante à frente. No segundo tempo, o Girona voltou melhor para a partida e conseguiu a virada em três minutos. 

Confira a classificação de LaLiga no Flashscore

Aos 19, Dovbyk serviu Portu, que empatou o jogo após acabar de entrar em campo. Aos 21, foi a vez de Portu ser o garçom, dando uma assistência açucarada para a conclusão de Miguel Gutiérrez. O quarto saiu aos 29, novamente com Portu, o destaque da partida, completando o passe do brasileiro Savinho.  

E saiu barato para o Barcelona. Aos 47 minutos, Portu chegou novamente com perigo, passou para Dovbyk, que finalizou na área e só não soltou o grito de gol porque Koundé salvou em cima da linha. 

Com o resultado, o Girona ainda assumiu a vice-liderança, ultrapassando o Barça e atingindo os 74 pontos. A equipe culé é a terceira colocada, com 73.

As estatísticas da vitória do Girona sobre o Barcelona
As estatísticas da vitória do Girona sobre o BarcelonaOpta by Stats Perform

O Real Madrid, com 87, tem 13 de frente para o Girona e não pode mais ser alcançado nos jogos restantes do Espanhol. 

É o 36º título do Real Madrid, a quarta conquista merengue nos últimos 10 anos. A vitória sobre o Cádiz neste sábado (4) foi a 27ª do Real Madrid na temporada 2023/2024 de LaLiga. A equipe empatou apenas seis vezes em toda a competição e perdeu um único jogo. 

Veja detalhes de Girona 4 x 2 Barcelona 

Assim como foi no turno, o Girona também derrotou o Barcelona por 4 a 2. A equipe culé não viu a cor da bola diante do adversário catalão. Foram as duas primeiras vitórias do Girona sobre o Barcelona na história. A torcida foi ao delírio e gritou até olé. 

As notas dos jogadores titulares de Girona e Barcelona na partida
As notas dos jogadores titulares de Girona e Barcelona na partidaFlashscore

Momento único 

Após o apito final, o sistema de som do estádio Municipal de Montilivi tocou o hino da Champions League. Os torcedores do Girona proporcionaram belas cenas, emocionados com a melodia. 

A equipe começou o torneio com a 14º folha salarial de LaLiga e vai chegando ao fim da disputa com duas vitórias sobre o Barcelona, a classificação à Champions garantida e, por muito tempo, estabeleceu-se ainda na lideranca da competição. Uma campanha grandiosa da modesta equipe.

Muitos questionamentos pela frente 

A derrota para o Girona escancarou problemas no Barcelona. Foi um segundo tempo sem resposta para os comandados por Xavi. E muitas coisas terão que mudar para a próxima temporada.

Além disso, há questionamentos sobre a sequência de nomes como Robert Lewandowski e também do brasileiro Vitor Roque, pouquíssimo aproveitado por Xavi. O comandante chegou a citar a possibilidade de emprestá-lo para ganhar mais experiência. 

Xavi Hernández durante a partida contra o Giron
Xavi Hernández durante a partida contra o GironAFP

Mais uma vez, Vitor Roque sequer foi lembrado pelo treinador entre os possíveis nomes escolhidos para mudar a história no segundo tempo de partida. A apatia do time de Xavi também é irritante e quando defronta-se com uma equipe vibrante, a discrepância é evidente. 

Próximos jogos 

O Barcelona volta a jogar em LaLiga no dia 13 de maio, segunda-feira, contra a Real Sociedad, em casa, às 16h (de Brasília). O Girona joga na próxima sexta-feira (10), contra o Alavés, fora de casa, às 16h (de Brasília). Ambos os jogos serão pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.