Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Griezmann termina 2023 como artilheiro e maior "garçom" da LaLiga; veja números

Daniel Núñez
Griezmann, artilheiro da LaLiga em 2023
Griezmann, artilheiro da LaLiga em 2023Profimedia
O atacante francês Griezmann terminou o ano como o principal meia-atacante da liga espanhola, um trono que ele pode perder na próxima temporada. Sua presença em campo tem sido fundamental para que o Atlético de Madrid mantenha-se na caçada pelas primeiras posições do torneio nacional.

Antoine Griezmann é o rei da LaLiga em termos de gols e assistências. O ano de 2023 tem sua marca porque ninguém teve tanto impacto no ataque quanto ele. Um fator importante para isso, além de sua qualidade indiscutível, é o fato de ele ter jogado todas as partidas possíveis entre janeiro e dezembro (na verdade, ele não fica fora de um jogo da competição nacional desde fevereiro de 2022).

O francês marcou 21 gols, três a mais que Robert Lewandowski (18). A outra vaga no pódio vai para Borja Mayoral, do Getafe, que tem brilhado muito desde o início da atual temporada e já tem 17 gols, um a mais do que os 16 de Álvaro Morata, e despontou como um dos nomes do torneio.

O quinto lugar é ocupado por Ante Budimir, do Osasuna (15). É preciso descer um pouco mais para encontrar os primeiros representantes do Real Madrid, Jude Bellingham e Joselu Mato, ambos com 13.

O inglês, no entanto, está no clube há menos tempo do que os outros, tendo chegado no verão, enquanto o espanhol, por outro lado, inclui seu tempo no Espanyol. 

O "garçom" de LaLiga 

As estatísticas de Antoine Griezmann
As estatísticas de Antoine GriezmannFlashscore

Griezmann, que marcou dois gols contra o Getafe na 18ª rodada, distribuiu 16 assistências, um número que nenhum outro jogador alcançou. O jogador que chegou mais perto, Raphinha, está muito longe, tendo chegado à véspera do Ano Novo com nove passes para gol. O terceiro lugar está dividido de forma bastante equilibrada: há um empate triplo entre Rodrygo, Viktor Tsygankov e Lucas Robertone - todos com oito.

É difícil esquecer as palavras icônicas de Griezmann em uma entrevista ao jornal AS. "Eu já como na mesa de Messi e Cristiano", disse ele em setembro de 2018.

O argentino e o português comandavam o futebol mundial na época, por isso suas declarações tiveram tanta repercussão. Embora Bellingham tenha uma média melhor na frente do gol e seja uma grande ameaça para 2024, os números dizem que Antoine tem seu próprio lugar nesta "mesa" de craques.