Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Joaquín, do Betis, anuncia aposentadoria ao fim da temporada

Joaquin tem 41 anos
Joaquin tem 41 anosReal Betis
O espanhol Joaquín, de 41 anos, anunciou que esta será sua última temporada como jogador profissional. O meia-atacante do Betis vai pendurar as chuteiras no clube que o revelou para o futebol, 23 anos atrás.

Em sua carreira, Joaquín conquistou três Copas do Rei, disputou duas Copas do Mundo e atuou em uma Eurocopa. Além disso, está a sete jogos de igualar Zubizarreta como o jogador com mais partidas na história de LaLiga.

Confira a classificação do Campeonato Espanhol

“Tudo passa muito rápido. Dizem que nada é para sempre. Estão enganados. Não conhecem a minha arte, é inspiração, emoção e transforma. Durante 23 anos, tentei fazer do meu futebol uma arte que ficasse na memória, de geração em geração. Agora, só resta pendurar as minhas chuteiras”, disse Joaquín em um vídeo publicado pelo Betis nas redes sociais.

O anúncio acontece poucos dias antes de o maior momento da carreira do ídolo verdiblanco completar um ano. Em 23 de abril de 2022, Joaquín ergueu a Copa do Rei como capitão do Betis, após bater o Valencia nos pênaltis, em Sevilha — cidade onde ficará eternizado. O meia-atacante já havia conquistado o torneio pelo clube em 2005, mas foi Juanito quem levantou a taça naquela ocasião.

Joaquín pode bater recorde histórico no Campeonato Espanhol
Joaquín pode bater recorde histórico no Campeonato EspanholDivulgação/Betis

A carreira

Na Espanha, Joaquín também atuou por Valencia (215 jogos entre 2006 e 2011) e Málaga (70 jogos entre 2011 e 2013). Mas foi no Betis que passou grande parte da carreira: 507 jogos e 65 gols em duas passagens (2000-2006 e 2015-2023).

E é justamente com a camisa do Betis que Joaquín pode bater o recorde de Zubizarreta. Ele tem 615 jogos disputados em LaLiga, a sete de igualar a marca do ex-goleiro — restam nove rodadas no campeonato.

Joaquín também teve uma breve passagem pela Fiorentina, com 71 jogos entre 2013 e 2015. Foi o único clube fora da Espanha em que atuou.

Pela seleção de seu pais, o meia-atacante disputou 51 partidas. Em seu currículo estão as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e a Eurocopa de 2004.