Jordi Cruyff também vai deixar o Barcelona; Deco próximo de ser diretor esportivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jordi Cruyff também vai deixar o Barcelona; Deco próximo de ser diretor esportivo

Jordi Cruyff vai deixar o Barcelona no final da temporada
Jordi Cruyff vai deixar o Barcelona no final da temporadaFC Barcelona
Jordi Cruyff, o braço direito de Mateu Alemany, também vai seguir o mesmo caminho que o diretor de futebol e deixar o Barcelona no final da temporada, devido ao desejo de empreender novos projetos profissionais. Segundo a imprensa e as palavras do presidente Laporta, o ex-jogador Deco deve ser o sucessor.

Nem mesmo o título de campeão acalmou as águas no Can Barça. Se há algumas semanas, quando o campeonato já estava encaminhado, foi Alemany, figura-chave do projeto desportivo, que decidiu sair um ano antes do estipulado no seu contrato, agora é Jordi Cruyff que também está na porta de saída.

O anúncio foi feito pelo clube. "O diretor esportivo Barcelona, Jordi Cruyff, não vai renovar o contrato com o clube no final da presente temporada devido à sua vontade de empreender novos projetos profissionais. Isto foi comunicado esta manhã (terça-feira) ao presidente do clube, Joan Laporta, num encontro emotivo em que Cruyff explicou a saída em busca de novos desafios após duas épocas no Barça".

Ajudará no mercado de transferências

Tal como Alemany se comprometeu a ajudar no planeamento das renovações e transferências após 30 de junho, também o hispano-holandês o fará. "Jordi Cruyff manifestou o seu compromisso de ajudar o clube na transição para uma nova estrutura da direção de futebol, oferecendo a sua máxima colaboração no fecho das operações pendentes no mercado de verão".

A boa sintonia com o presidente manteve-se nessa reunião em que Cruyff se mostrou "sinceramente grato pela confiança e por lhe ter oferecido a oportunidade de se juntar ao Barcelona há duas temporadas", segundo o clube catalão.

O filho da lenda Johan deixou o cargo de treinador do Shenzhen FC, da Liga chinesa, para se juntar ao projecto do Barcelona liderado por Laporta em 1 de setembro de 2021. "O clube agradece a Jordi Cruyff pela sua importante contribuição como membro da Comissão Desportiva e deseja-lhe as maiores felicidades no seu novo percurso profissional", conclui o comunicado do Barça.

Deco na porta de entrada

O rumor ganhou mais força desde que Alemany anunciou a sua saída e, segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, está agora "90% completo". Deco deve ser o sucessor de Jordi como diretor esportivo do Barcelona.

Ainda na segunda-feira, na mesma conferência em que Laporta mencionou um possível regresso de Messi ao clube, o presidente confirmou o interesse no luso-brasileiro.

"Deco poderia dar o salto para ser o diretor. Pode ser quem ocupe o lugar de Mateu Alemany (diretor de futebol)", apontou. Só que, com a saída de Jordi, Deco deve assumir o lugar de diretor esportivo e o clube terá de arranjar uma outra solução para o cargo que fica em aberto.

O ex-jogador saiu do Porto após a conquista da Liga dos Campeões para assinar pelos Culés em 2004/05, tendo disputado 161 jogos e apontado 21 gols. Na Catalunha, conquistou mais uma Champions, duas Ligas espanholas e duas Supertaças de Espanha, antes de sair para o Chelsea onde recheou ainda mais o seu currículo.