Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga aprova plano de viabilidade do Barcelona, mas Lionel Messi segue distante

David Alonso
A LaLiga deu algum oxigênio ao Barça com a aprovação do plano de viabilidade econômica
A LaLiga deu algum oxigênio ao Barça com a aprovação do plano de viabilidade econômicaAFP
O órgão presidido por Javier Tebas confirmou que, depois de examinar em profundidade o plano de fluxo de caixa que o Barcelona se compromete a cumprir nas próximas duas temporadas, deu o aval para o registro dos jogadores que renovaram durante a atual temporada. Esse é o caso de Araújo, Sergi Roberto, Gavi, Marcos Alonso e Iñaki Peña. Com essa medida, Gavi não estará mais livre em 1º de julho para sair de graça para outro clube.

Essa aprovação não resolve todos os problemas financeiros do Barça, longe disso. É apenas um ponto de partida para começar a trabalhar e cumprir compromissos futuros. O Barça terá que continuar fazendo malabarismos para equilibrar as contas.

A LaLiga já enviou ao Barça o limite salarial que tem para sua equipe. Em princípio, o clube azulgrana só poderá gastar 40% do que liberar no elenco, ou seja, só poderá investir quatro milhões de cada 10 milhões que ganhar. Esse é um ônus importante quando se trata da possível contratação de Leo Messi, pois o Barça terá que acelerar as vendas o máximo possível se quiser contratar o argentino.

O Barça precisa vender com urgência para contratar Messi

O contrato que foi oferecido ao argentino é de cerca de 20 milhões líquidos por temporada. Laporta, Alemany e o restante da equipe econômica do clube terão que buscar "soluções criativas", dentro da estrutura legal, para poder lidar com uma operação que é muito difícil de ser encaixada na economia abalada do Barça.

Não será fácil que esse cenário se repita.
Não será fácil que esse cenário se repita.@FCBarcelona_es

O desejo de Messi e de sua família de retornar ao Barcelona esbarra na impossibilidade financeira atual do clube. E esse enorme obstáculo, quando a decisão a ser tomada é iminente, começa a parecer quase intransponível. O Barça terá que colocar no mercado jogadores como Raphinha, Ansu Fati ou Ferrán Torres se quiser obter liquidez suficiente no curto prazo para lidar com o retorno do argentino.

A saída de Alba e Busquets, com a correspondente economia na altíssima folha salarial de ambos, não é suficiente, de modo que a contratação de Messi parece uma utopia que os diretores do Barça estão tentando transformar em realidade a uma velocidade vertiginosa, mas movendo-se em um corredor econômico estreito demais.

A saída de Busquets e Alba liberará uma folha salarial significativa, mas não será suficiente para contratar Messi.
A saída de Busquets e Alba liberará uma folha salarial significativa, mas não será suficiente para contratar Messi.AFP

Xavi Hernández está esperando por notícias positivas para tentar realizar operações de novas chegadas, porque, além da contratação confirmada de Iñigo Martínez e da grande ilusão de Messi, ele gostaria de tentar contratar jogadores como Zubimendi ou Gundogan, algo que não será fácil, dadas as circunstâncias.