Lewandowski marca três vezes, Barça goleia Valencia e volta à vice-liderança de LaLiga
Com o resultado, o Barcelona subiu uma posição na tabela e voltou à vice-liderança de LaLiga. O time comandado por Xavi tem 73 pontos, 11 a menos que o Real Madrid, que só precisa de mais quatro pontos para cravar o título nacional.
Confira a classificação de LaLiga no Flashscore
A equipe blaugrana voltou a vencer no torneio nacional após a derrota para o Real por 3 a 2 na última rodada. Além disso, quebrou uma sequência dolorosa de duas derrotas consecutivas, já que, antes do El Clásico, havia perdido para o PSG por 4 a 1, dentro do estádio Olímpico, e foi eliminado da Champions League.
O Valencia, que luta por uma vaga nas competições europeias, perdeu a oportunidade de ultrapassar o sétimo colocado Betis. O time está na oitava posição, com 47 pontos.
Veja detalhes de Barcelona 4 x 2 Valencia
Foi a segunda derrota seguida do Valencia em LaLiga. Antes, o time havia sido superado pelo Betis por 2 a 1.
Deu pane no sistema
O Barcelona começou a partida sendo mais agressivo e procurando controlar as ações. A equipe da casa deixou o torcedor empolgado após Fermín completar o cruzamento de Raphinha e inaugurar o marcador.
Mas aí começaram as lambanças no Olímpico de Montjuic. Ter Stegen empolgou-se e tentou dar um lençol em Hugo Duro. A jogada, obviamente, não deu certo. E o atacante, livre, cara a cara com o gol, não perdoou, empatando o placar.
O Valencia ainda se encaminharia ao vestiário liderando o placar após pênalti de Araújo em Federico. Na cobrança, Pepelu guardou e colocou a equipe visitante à frente. Mas, antes do encerramento da primeira etapa, o goleiro Mamardashvili, nos acréscimos, tocou a bola com o braço fora da área. No lance, ele tentou interceptar a progressão de Lamine Yamal.
O goleiro do Valencia foi expulso e a inferioridade numérica em relação ao adversário foi um castigo.
Ele é brutal
No segundo tempo, o Barcelona aproveitou-se da vantagem de ter um jogador a mais e construiu a vitória. Robert Lewandowski teve uma noite iluminada no estádio Olímpico, sendo letal no jogo aéreo. Dois de seus três gols no segundo tempo foram marcados de cabeça.
Segundo o Stats Peform, ele tornou-se o primeiro atacante do Barcelona, desde Samuel Eto'o contra o Mallorca, em setembro de 2005, a marcar dois gols de cabeça em uma partida de LaLiga.
Ele também tornou-se o jogador mais velho a atingir o feito em qualquer time do Campeonato Espanhol no século 21 (35 anos e 252 dias).
Já nos acréscimos, ele marcaria seu terceiro gol no confronto em bela cobrança de falta, selando o resultado para o time da casa.
Próximos desafios
O Barcelona volta a campo no sábado, 4 de maio, quando encara o Girona, fora de casa, às 13h30 (de Brasília). Já o Valencia entra em campo no domingo (5), contra o Alavés, em casa, às 13h30 (de Brasília). Ambos os jogos serão pela 34ª rodada de LaLiga.