Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Sevilla demite Sampaoli e clube terá terceiro treinador na temporada

Josias Pereira e César Suárez
Sampaoli, durante a partida da Liga Europa contra o Fenerbahçe
Sampaoli, durante a partida da Liga Europa contra o FenerbahçeAFP
O Sevilla decidiu oficialmente que Jorge Sampaoli não será mais o comandante do time. Com 12 jogos restantes em LaLiga, o clube está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. José Luis Mendilíbar é o principal candidato a substituir o treinador argentino.

Os números em LaLiga são muito claros. Mas o Sevilla estava preocupado com outros números, os de fair play financeiro, para poder pagar Sampaoli e sua extensa comissão técnica (Jorge Desio, Diogo Meschine e Pablo Fernández) e, ao mesmo tempo, encerrar a busca por seu substituto.

Tendo eliminado todos estes obstáculos nessa segunda-feira (20), no início da manhã desta terça-feira (21), o clube oficializou aquilo que já era esperado. Sampaoli chegou ao clube em outubro de 2022 e assinou até junho de 2024.

Para deixar o clube, no entanto, Sampaoli exigiu, como de costume, o pagamernto integral de sua multa, o que custaria ao clube andaluz aproximadamente 10 milhões de euros. Uma quantia pesada para um clube que já tinha que pagar indenização a Lopetegui, atual treinador do Wolverhampton, da Premier League. Mas, em princípio, houve um acordo entre as partes, o que possibilitou o anúncio oficial.

A segunda passagem de Sampaoli pelo Sevilla não foi tão positiva como quando ele assumiu em 16/17 e levou o time ao quarto lugar em LaLiga e às oitavas de final da Liga dos Campeões. Dessa vez, no entanto, ele assumiu na oitava rodada com o time apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Dezenove jogos depois, o Sevilla segue lutando para não cair.

O clube está em 14º, mas empatado em 28 pontos com Cádiz e Valladolid, um à frente do Espanyol, e dois à frente do Valencia e Almería, que estão em antepenúltimo e penúltimo, respectivamente. O Elche, que também demitiu Pablo Machín na segunda-feira (20), fecha a tabela com apenas 13 pontos e já está rebaixado.

A classificação de LaLiga
A classificação de LaLigaFlashscore

Vivo na Liga Europa

Curiosamente, todas as dificuldades que sofrem em LaLiga foram aliviadas por Sampaoli e seus jogadores na Liga Europa. O Sevilla é o único time espanhol que sobreviveu às oitavas de final e enfrentará o Manchester United nas quartas. Mas a diretoria não estava confiante de que, com o argentino no banco, eles poderiam lutar para eliminar os ingleses.

É por isso que eles tomaram a decisão, desde que seja financeiramente possível, de romper o contrato. José Luis Mendilíbar, que sempre foi muito do agradou o diretor esportivo, Monchi, é quem substituirá Sampaoli. O outro candidato cotado foi José Bordalás.

A estreia de Mendilíbar viria a tempo da partida contra Cádiz, um clássico andaluz que pode terminar em tragédia para o perdedor.