Prêmio Flashscore: Bellingham é escolhido o Jogador Jovem do Ano
Após três anos de sucesso no Borussia Dortmund, Bellingham se despediu da Bundesliga no último verão europeu. Ele foi vendido ao Real Madrid por 103 milhões de euros (R$ 553 milhões).
Antes da transferência, o jovem inglês quase levou o Dortmund ao seu primeiro título alemão em 11 anos.
Elogios de todos os lados
A grande compreensão do jogo, o controle de bola e a incrível mentalidade vencedora fizeram de Bellingham um líder incontestável no Borussia Dortmund. Apesar de sua pouca idade, ele chegou a receber a braçadeira de capitão.
Seu técnico na época, Edin Terzic, ficou fascinado com a maturidade de Bellingham. Em outubro de 2022, o treinador chegou a descrevê-lo como "o jogador de 19 anos mais velho que já tinha visto".
O capitão da Inglaterra, Harry Kane, também foi contundente em seus elogios. Na Copa do Mundo de 2022, o atacante falou sobre seu jovem companheiro de equipe:
"Acho que ele é um jogador fantástico. Ele pode fazer tudo, com e sem a bola. É bom na pressão, se movimenta muito e vence os duelos. Com a bola, pode correr vários metros, driblar, fazer passes em profundidade e marcar gols. Gosto muito do Jude. Ele tem uma personalidade muito boa e é muito maduro para sua idade", enalteceu Kane.
Os ingleses chegaram às quartas de final no Catar com Bellingham como titular indiscutível. Foi o primeiro vislumbre do talento do meio-campista no maior palco do futebol.
Após sua transferência para o Real Madrid, ele não precisou de muito tempo para se adaptar. Seu novo técnico, Carlo Ancelotti, aproveitou ao máximo o estilo de jogo de Bellingham e mexeu na estrutura do time ao ponto de o jovem inglês se tornar o sucessor ideal de Karim Benzema.
De meia a atacante
No papel, Bellingham ainda pode ser um meio-campista, mas, na prática, atua como um atacante. Suas jogadas em profundidade são friamente calculadas e quase imprevisíveis. Ele sabe exatamente quando recuar e quando aparecer na área adversária.
Seus 17 gols em 21 jogos pelo Real — além de uma comemoração de gol icônica — são o resultado do estilo de jogo pouco convencional.
Apesar da pouca idade, Jude Bellingham já desperta uma admiração impressionante. A postura no vestiário e a vontade de se esforçar ao máximo fazem dele o jogador perfeito para o Real Madrid. Seu companheiro de equipe Vinícius Júnior também reforça esse ponto.
"Ele nasceu para jogar no Real Madrid e para deixar sua marca aqui no maior clube do mundo", afirmou Vini.
A única preocupação de Bellingham é a barreira do idioma: "Eu simplesmente ainda não falo espanhol. Sinto muito, mas estou encontrando obstáculos inesperados com esse idioma. É difícil para mim, admito. De qualquer forma, prometo o máximo de comprometimento".
O futuro pertence a Jude Bellingham. Nos últimos meses, ele passou de garoto prodígio a superestrela. À medida que a era de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi se aproxima lentamente do fim, novos nomes entram no centro das atenções. O trio formado por Bellingham, Kylian Mbappé e Erling Haaland está pronto para seguir os passos de CR7 e La Pulga.
Mas também está claro que um jogador com a ambição do inglês não se contenta em receber dezenas de propostas. Seu verdadeiro objetivo não é aparecer nas manchetes, mas ganhar o maior número possível de títulos. Em Madri, ele tem as melhores condições para isso. E Bellingham também terá uma prova de fogo na Euro 2024.