Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Real responde Laporta e inflama rivalidade com o Barça: "Qual era o time do regime?"

Josias Pereira e César Suárez
TV do Real Madrid respondeu comentários de Laporta
TV do Real Madrid respondeu comentários de LaportaAFP
O canal de televisão oficial do Real Madrid (RMTV) transmitiu um vídeo em resposta às declarações feitas por Joan Laporta, presidente de Barcelona, que acusou o Real Madrid de ser "a equipe do regime" por ter aproveitado os privilégios de arbitragem para vencer durante a ditadura.

Não houve resposta de nenhum membro da diretoria do Real Madrid às acusações feitas pelo líder de 70 anos, que alega que o clube controlou o sistema de arbitragem "com ex-parceiros, ex-jogadores ou ex-diretores e, em algumas ocasiões, todos ao mesmo tempo".

Mas a resposta direcionada a Laporta sobre os sucessos passados do Real Madrid durante a era franquista, veio através da mídia oficial do clube merengue.

Através de um vídeo com imagens em preto e branco e recortes de jornal, foi lembrado que o Barcelona ganhou oito Ligas e nove Copas del Generalísimo (a atual Copa do Rei) durante a ditadura de Franco. Em contraste, o Real Madrid levou 15 anos para ganhar uma liga naquela época, recorda a peça publicitária. 

A TV oficial do Real também lembrou no vídeo que o Camp Nou foi inaugurado por José Solís, Ministro Geral de Franco, e que o Barça foi salvo da bancarrota graças aos três projetos de reordenamento urbano realizados pelo governo do ex-ditador espanhol em terras de propriedade do Barcelona.

Quem foi Franco? 

Francisco Franco Bahamonde (1892-1975), mais conhecido como “generalíssimo” Franco, foi um militar de carreira e ditador da Espanha de 1936 a 1973. Franco tornou-se conhecido mundialmente a partir de 1936, quando estourou a revolta militar contra a República da Espanha, que tinha tendência socialista.

Essa revolta evoluiu para guerra civil e só terminou em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Os militares e nacionalistas receberam apoio do fascismo italiano e do nazismo alemão durante a guerra civil. 

Com a vitória de Franco sobre a esquerda e o fim da guerra civil, em 1º de abril de 1939, Franco permaneceu na condição de chefe de Estado e de Governo da Espanha e simpático aos fascismos europeus. Isso só começou a ser transformado ao fim da Segunda Guerra Mundial.