Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Torcedores do Barcelona comemoram títulos da liga com jogadores em desfile de rua

Jogadores dos times feminino e masculino do Barça desfilam pelas ruas da cidade catalã
Jogadores dos times feminino e masculino do Barça desfilam pelas ruas da cidade catalãAFP
Os jogadores das equipes masculina e feminina do Barcelona receberam o carinho de milhares de torcedores nas ruas da cidade na tarde desta segunda-feira (15) para comemorar os dois títulos nacionais.

O time de Xavi Hernandez venceu o Espanyol no domingo para conquistar o 27º título espanhol e o primeiro desde 2019, enquanto a equipe feminina do Barça conquistou sua quarta taça consecutiva na liga local no fim de abril.

Os jogadores participaram do desfile em dois ônibus abertos, indo do Camp Nou para o monumento do Arco do Triunfo da cidade, a oito quilômetros de distância, com as ruas repletas de torcedores em êxtase, apesar da ameaça de chuva.

O zagueiro Ronald Araujo estava envolto em uma bandeira uruguaia, enquanto o artilheiro de La Liga, Robert Lewandowski, usando óculos escuros e um cachecol do Barcelona, acenava para os torcedores.

O técnico Xavi, cujo nome foi cantado com frequência, jogou uma lata de cerveja para os torcedores sedentos.

Os jogadores e a equipe do time de futebol masculino do Barça desfilam em carro aberto
Os jogadores e a equipe do time de futebol masculino do Barça desfilam em carro abertoAFP

Os jogadores de ambos os times usavam camisetas com a frase "a liga é nossa, o futuro também".

A multidão aumentou à medida que os ônibus seguiam sua rota, até a praça principal, Plaza Catalunya, e depois em direção ao Arco.

"Dá para ver que os torcedores estão muito animados e, obviamente, nós também estamos", disse o goleiro Marc-Andre Ter Stegen à televisão do clube.

"É um orgulho compartilhar isso com eles e tê-los mais perto do que nunca."

Em frente aos ônibus das equipes feminina e masculina, outro ônibus que tocava músicas pop liderou o caminho, passando por ruas cheias de fumaça azul e vermelha.

O sentimento entre os torcedores era positivo, como era de se esperar, mas eles esperam mais de ambas as equipes nas competições europeias.

As mulheres do Barcelona chegaram à final da Liga dos Campeões, onde enfrentarão o Wolfsburg em Eindhoven no dia 3 de junho, enquanto os homens foram eliminados da Liga dos Campeões na fase de grupos pela segunda temporada consecutiva.

Alexia Putellas lidera o time feminino em desfile pelas ruas de Barcelona
Alexia Putellas lidera o time feminino em desfile pelas ruas de BarcelonaAFP

"Dizemos aos torcedores que estamos comemorando hoje, mas que estamos com a mente focada em Eindhoven e que daremos tudo e mais um pouco para deixá-los orgulhosos", disse Alexia Putellas, duas vezes vencedora da Bola de Ouro feminina, à Barça TV.

Os torcedores ficaram nas sacadas agitando bandeiras, enquanto outros subiram nos abrigos dos pontos de ônibus para ter uma visão melhor.

"Espero que a equipe masculina (na próxima temporada) faça uma boa apresentação na Champions League", disse à AFP a torcedora Laura Nieto, 37 anos.

"Que eles não façam jogos ruins contra grandes adversários, que é o que tem acontecido. E para as mulheres, que elas continuem assim - é um time imparável."

Cantos de Messi

Alguns torcedores cantaram o nome do jogador do Paris Saint-Germain, Lionel Messi, na esperança de que o Barcelona possa trazê-lo "para casa" na janela de verão, ao fim de seu contrato na França.

Outros ficaram mais divididos com a ideia do retorno de Messi, apesar de o presidente Joan Laporta ter prometido que o clube "fará de tudo" para contratá-lo.

"Por um lado, eu gostaria porque ele traria de volta muita emoção", disse Anabel Sanz, 16 anos.

"Mas, por outro lado, acho que não, porque isso significaria reconstruir a equipe novamente e, a longo prazo, isso nos prejudicaria, não seria bom."

Messi, que completa 36 anos em junho, é o maior artilheiro de todos os tempos do Barcelona e se despediu do clube em lágrimas em 2021, quando o clube não tinha condições de renovar seu contrato.

"O Barça precisa chegar às semifinais e finais da Liga dos Campeões, pelo menos, e ganhar mais", disse Josep Martinez, 60 anos.

"É difícil (saber se Messi deve voltar), não por causa de sua idade. É uma questão de por que ele vem, qual é o objetivo de sua vinda?

"Ele está vindo aqui para lutar por seu lugar? ... Para a equipe, não sei se é a melhor coisa."