Valladolid, de Ronaldo, e mais cinco times lutam para evitar o rebaixamento em LaLiga
Três equipes serão rebaixadas, e o Real Valladolid está atualmente na zona de perigo, em 18º lugar, um ponto atrás do Celta de Vigo e do Almeria, que têm 40, enquanto Valencia, Getafe e Cádiz têm 41 e ainda estão lutando pela sobrevivência.
Todas as seis equipes sabem que, se vencerem no domingo, sobreviverão - com a visita do Getafe a Valladolid sendo a única partida com dois dos seis e, potencialmente, o jogo-chave.
Se o Getafe vencer em Pucela, poderá salvar a si mesmo e a outras quatro equipes, condenando o Valladolid, cujo dono é o craque brasileiro Ronaldo, ao rebaixamento.
A disputa poderia ter sido ainda mais acirrada se o Valencia não tivesse marcado um gol no fim do jogo para empatar com o Espanyol no último fim de semana, levando o time catalão ao rebaixamento.
Se as equipes estiverem empatadas em pontos no final da temporada, o histórico de confrontos diretos é o primeiro critério de desempate, com o saldo de gols em segundo lugar.
Se mais de duas equipes estiverem empatadas, uma mini-tabela baseada nos resultados dos confrontos diretos decidirá suas colocações.
O Cádiz, 13º colocado, é o time com uma posição bem qualificada que ainda corre perigo, e um único ponto fora de casa contra o rebaixado Elche garantiria sua sobrevivência, o mesmo acontecendo com o Getafe contra o Valladolid e o Valencia, que visita o Real Betis.
Los Che tiveram uma temporada miserável, com os hexacampeões tendo a possibilidade de chegar ao seu pior resultado desde que foram promovidos à primeira divisão em 1988.
"Temos que nos concentrar no jogo e em nós mesmos, e ir a Sevilha para fazer um bom jogo e garantir a sobrevivência", disse o técnico do Valencia, Ruben Baraja.
O Almeria joga fora de casa contra o rebaixado Espanyol, sabendo que um empate será suficiente para salvá-lo, já que tem um histórico de vitórias no confronto direto com o Getafe.
O Celta de Vigo, 17º colocado, não vence há seis jogos no campeonato e sofreu sete derrotas nas últimas nove partidas.
Os galegos enfrentam o campeão Barcelona. O Celta espera que o time culé esteja relaxado e com a cabeça nas férias, depois de conquistar o título e se despedir com emoção do Camp Nou no último fim de semana.
Mesmo um empate contra o Barcelona não é suficiente para garantir a sobrevivência - para isso, o Celta precisa de uma vitória.
O Celta anunciou na quarta-feira que abrirá uma arquibancada que esteve fechada para obras durante toda a temporada, e quer lotar o Balaidos para mudar sua sorte na competição nacional.
"O único ponto positivo é que terminamos a temporada em casa e cabe a nós ganhar a sobrevivência", disse o técnico Carlos Carvalhal após a derrota por 1 a 0 para o Cádiz no último fim de semana.
O Valladolid também quer conquistar três pontos, mas pode até sobreviver se empatar com o Getafe, se o Almeria perder e o Celta conquistar pelo menos um ponto.
Haverá reviravoltas ao longo do caminho, já que a batalha contra o rebaixamento da La Liga será travada até o fim.
Jogador a ser observado
Cyle Larin - O atacante canadense está em franca ascensão no Real Valladolid e as melhores esperanças de sobrevivência estão com ele no confronto contra o Getafe. O jogador de 28 anos marcou oito gols em 18 partidas desde que chegou em janeiro.
Principais estatísticas:
14 - Alejandro Catena, do Rayo Vallecano, e Oscar Gil, do Espanyol, estão empatados com o maior número de cartões amarelos
121 - Vinicius Junior, do Real Madrid, foi o jogador que mais sofreu faltas em LaLiga
193 - Rodrigo Ely, do Almeria, fez mais desarmes do que qualquer outro jogador