Veja o que a Justiça da Espanha disse em nove queixas de racismo contra Vini Jr.
O Flashscore fez um levantamento de como estão as apurações dos nove casos anteriores envolvendo Vini Jr. no futebol espanhol. Muitas das denúncias foram arquivadas. LaLiga se defende apontando que apresentou queixas sobre os cânticos e ataques racistas sofridos pelo brasileiro nas duas últimas temporadas.
As autoridades espanholas, porém, têm apresentando soluções brandas para os casos. Em três situações, as denúncias foram arquivadas pelos promotores de Barcelona, Baleares e Madrid. Por conta disso, LaLiga decidiu fazer as denúncias diretamente ao Juizado de Instrução.
O que LaLiga argumenta é que as punições fogem ao seu controle, pois deveriam ser aplicadas pela Justiça da Espanha. Não há uma legislação específica em LaLiga que aplique uma punição a clubes e torcedores por crimes de ódio, como fechamento do estádio, exclusão em competições, etc.
Veja abaixo a situação dos nove casos envolvendo Vini Jr.:
Barcelona x Real Madrid - 24 de outubro de 2021
A Procuradoria de Delito de Ódio de Barcelona recebeu a denúncia de LaLiga, mas arquivou o caso porque as forças policiais não conseguiram localizar os autores dos ataques racistas contra Vini.
Mallorca x Real Madrid - 14 de março de 2022
A Procuradoria de Delito de Ódio de Baleares recebeu a denúncia de LaLiga dos gritos e cânticos racistas contra Vini Jr. O Ministério Público local decidiu pelo arquivamento do caso por entender que "a expressão e os sons emitidos, sem dúvida típicos de atitudes profanas e desprezíveis, bem como vexatórios e absolutamente rejeitáveis, não parecem inicialmente ter, para o presente caso, a dimensão penal pública que é postulada".
Atlético de Madrid x Real Madrid - 18 de setembro de 2022
A Procuradoria de Delito de Ódio de Madri recebeu a denúncia de LaLiga de gritos e cânticos racistas contra Vini Jr. antes do clássico local, nas imediações do estádio Metropolitano. O caso foi arquivado porque o Ministério Público entendeu que não havia "ato específico a imputar a pessoa determinada e uma vez contextualizados os insultos de natureza racista, não constituiriam crime contra a dignidade da pessoa afetada, do artigo 510º, n.º 2, a) do Código Penal. E isto com base no fato de serem desagradáveis, inoportunos e desrespeitosos (...) não se repetirem para além dos dois atos expostos e de terem durado alguns segundos".
Valladolid x Real Madrid - 30 de dezembro de 2022
LaLiga apresentou uma queixa à Comissão Anti-Violência, ao Comitê de Competição da RFEF e ao Tribunal nº 4 de Valladolid. Os responsáveis pelos ataques racistas foram identificados, multados em 4 mil euros e banidos por três temporadas e meia do quadro de sócios do Valladolid.
Boneco e faixa contra Vini Jr. antes do Real Madrid x Atlético de Madrid na Copa do Rei - 26 de janeiro de 2023
LaLiga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução nº 28 de Madri. Atualmente, o trabalho está em andamento para identificar os responsáveis. Quatro foram presos por pendurarem um boneco enforcado usando a camiseta do jogador brasileiro do Real Madrid.
Mallorca x Real Madrid - 5 de fevereiro de 2023
LaLiga apresentou denúncia após os insultos de um torcedor nas arquibancadas do Estadi Mallorca Son Moix contra Vini.
O processo foi aberto e a Comissão Permanente contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte decidiu aplicar uma multa de 4 mil euros ao torcedor identificado, além da proibir por 12 meses o acesso aos recintos esportivos.
O responsável, identificado, também foi banido do quadro de sócios por três anos.
Osasuna x Real Madrid - 18 de fevereiro de 2023
O caso está pendente depois que LaLiga apresentou uma denúncia à Procuradoria de Pamplona contra cânticos e gritos racistas direcionados ao astro brasileiro.
Betis x Real Madrid - 5 de março de 2023
LaLiga apresentou uma denúncia ao Juizado de Instrução de Sevilha após insultos racistas direcionados a Vini Jr. no estádio Benito Villamarín. O caso ainda está pendente.
Barcelona x Real Madrid - 19 de março de 2023
LaLiga apresentou uma denúncia aos Tribunais de Investigação de Barcelona após insultos raciais direcionados a Vini Jr. no Camp Nou. O caso também se encontra pendente.