Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Veja os incríveis números que credenciam o Girona ao título de LaLiga

Joris van den Ban / Opta Data Insights
Um time digno de aplausos
Um time digno de aplausosAFP
Um clube catalão lutando pelo título espanhol que não se chama Barcelona? Poucos poderiam prever que o Girona fosse a equipe disputando a taça de LaLiga com o Real Madrid nesta temporada, mas os números mostram que o time está longe de ser zebra.

O Girona está disputando apenas sua quarta temporada na primeira divisão na história do clube. Há dois anos, os alvirrubros estavam lutando para terminar em sexto lugar na segundona.

Depois de acabar a última LaLiga em 10º lugar, nesta temporada o Girona já deixou para trás os poderosos Atlético de Madrid e Barcelona. Faltando 15 jogos para o fim do campeonato, o time de Míchel Sanchez já conquistou 56 pontos, recorde do clube no campeonato.

O Girona pode voltar ao topo do Espanhol caso vença o líder Real Madrid no sábado (10), no Santiago Bernabéu.

O Girona marcou mais gols que os rivais nesta LaLiga
O Girona marcou mais gols que os rivais nesta LaLigaOpta by StatsPerform

Máquina de gols

Com 52 gols em seus 23 jogos na liga nesta temporada, o Girona é o time que mais balançou a rede em LaLiga 2023/24.

O início de temporada magnífico, no qual o time conquistou 19 dos 21 pontos possíveis nas primeiras sete rodadas, foi encerrado apenas pelo Real Madrid, que fez 3 a 0 no Estadi Montilivi, no primeiro turno.

Os merengues são os únicos que conseguiram vencer o Girona, que soma 11 vitórias e quatro empates nos últimos 15 jogos da liga.

A espetacular vitória por 4 a 2 sobre o Barcelona mostrou que o pequeno time catalão é capaz de vencer os grandes, mas será que eles conseguem se vingar do Real Madrid?

Tiki-taka 2.0

O técnico Míchel Sanchez implementou com sucesso um estilo de jogo lento e intrincado desde que assumiu a equipe em 2021.

Um modelo que lembra o auge do futebol espanhol entre 2008 e 2012, quando a seleção ganhou a Copa do Mundo com seu famoso "tiki-taka".

Em média, apenas as jogadas do Real Madrid (4,9) e do Barcelona (4,7) consistem em mais passes do que as do Girona (4,3) em LaLiga nesta temporada.

Comparações de passes por time em LaLiga
Comparações de passes por time em LaLigaOpta by StatsPerform

A duração média de uma sequência de jogada dos gironistas é de 12,4 segundos, a terceira mais longa, atrás apenas do Barça (13,7 segundos) e do Real Madrid (13,6 segundos). Os números mostram mais uma vez que a equipe de Míchel é muito paciente na preparação de seus ataques.

Somente o Real Madrid registrou mais ataques de construção em LaLiga nesta temporada (127) do que o Girona (87).

O mais impressionante é que o Girona converteu 9 desses ataques em gol, o maior número da temporada. É mais do que Real Madrid e Barcelona somados (os dois grandes têm apenas 4 cada).

Apenas o Bayern de Munique iguala o número de gols do Girona em ataques construídos nas cinco principais ligas europeias.

O Girona lidera a liga em gols de jogadas trabalhadas
O Girona lidera a liga em gols de jogadas trabalhadasOpta by StatsPerform

O Real Madrid deve manter o Girona longe de seu gol no próximo sábado, já que é seguro dizer que os vice-líderes só precisam de meia chance para botar a bola lá dentro.

Em comparação com todas as outras equipes nas cinco maiores competições da Europa nesta temporada, o Girona é o time com a melhor taxa de conversão de chutes, marcando em 17,5% de suas tentativas em LaLiga (52 gols em 297 chutes).

Além disso, o desempenho superior de +11,2 em gols esperados (52 gols contra 40,8 de xG) também é a maior diferença positiva entre todos os times das cinco principais ligas do continente.

O Real Madrid supera o Girona na maioria das estatísticas ofensivas, mas marcar gols parece ser a especialidade do time da Catalunha.

O Girona tem sido letal na frente do gol nesta temporada
O Girona tem sido letal na frente do gol nesta temporadaOpta by StatsPeform

O artilheiro ucraniano Artem Dovbyk e o jovem brasileiro Savinho chamam a atenção no ataque gironista.

Sávio já deu sete assistências no campeonato, dividindo o primeiro lugar no ranking deste fundamente com Toni Kroos, do Real Madrid.

Com apenas 19 anos, o brasileiro é o único jovem com pelo menos 10 participações em gols nas principais ligas da Europa nesta temporada (12 no total, sendo 7 gols e 5 assistências).

Ainda mais impressionante é o número de assistências esperadas de Savio em comparação com todos os outros jogadores da Europa: seu xA de 7,03 em construção de jogadas é o melhor do continente no momento.

Com 5 das 7 assistências de Savinho em LaLiga ocorrendo depois de percorrer mais de 5 metros com a bola , a arma mais importante do capixaba é óbvia: o drible.

Somente Leroy Sané (76) e Matías Soulé (70) deram mais dribles do que Sávio (62) nas cinco maiores ligas da Europa nesta temporada.

Em um time que se orgulha do jogo lento e intrincado, é Sávio quem acrescenta um toque de imprevisibilidade, já que ele completou 25 dribles a mais no campo adversário (45) do que qualquer outro jogador do Girona.

Assistências de Savinho em LaLiga
Assistências de Savinho em LaLigaOpta by StatsPerform

Por outro lado, Dovbyk começou a temporada no banco, mas precisou de menos de 10 minutos para marcar seu primeiro gol em LaLiga, após entrar em campo na primeira rodada.

Desde sua primeira partida na competição, em meados de setembro, Dovbyk não parou mais. Ele participou diretamente de 18 gols em 17 partidas, marcando 13 e dando assistência para outros cinco.

Seu total de 14 gols em LaLiga só é igualado por Jude Bellingham, contra quem jogará no sábado.

Siga Real Madrid x Girona no Flashscore